Monsters Of Rock: encontro de gerações em uma verdadeira comunhão de fãs da música pesada

5:00 PM


O festival reuniu aproximadamente 55 mil pessoas de várias idades no Allianz Parque nesta último sábado, 22/04, e trouxe alguns dos nomes mais importantes da história do heavy metal

Por: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad) 

Monsters Of Rock reuniu cinco dos principais nomes do rock'n'roll que marcaram e continuam marcando gerações: Kiss, Scorpions, Deep Purple, Helloween, Candlemass, Symphony X e Doro. Um dia esplêndido para fãs de música pesada! A sétima edição do festival aconteceu neste último sábado, 22/04, no Allianz Parque, em São Paulo. 

Nas seis primeiras edições, mais de 600 mil pessoas mergulharam nessa experiência contagiante, de som, luz, muita energia e paz. A primeira delas em 1994, um ano revolucionário. Ano do nascimento do www (world, wide, web), a primeira página na internet; dos primeiros celulares – os tijolões. O 1º Monsters of Rock no Brasil foi realizado dia 27 de agosto, no Estádio do Pacaembu. Na mesma noite, oito atrações de peso, em doze horas de shows: KISS, Slayer, Black Sabbath, Suicidal Tendencies, Viper, Raimundos, Angra e Dr. Sin.

No lendário 1º Monsters, às 2 da tarde, o Angra, com André Matos e Rafael Bittencourt, abriu o festival de heavy metal e hard rock, pela primeira vez realizado no Brasil, com plateia lotada, mais de 70 mil “metaleiros”. “Foi um orgulho pra nós abrimos o festival, que reúne bandas que nos influenciaram muito. Ficamos muito felizes”, declarou André Matos, nosso saudoso maestro, para a repórter Renata Netto, da Band, que cobriu o evento, que também teve flashes, ao vivo, na MTV Brasil.

Nesta nova edição, tivemos a chance de conferir o show Helloween, Deep Purple, Scorpions e Kiss. Confira a nossa resenha: 

Happy Happy Helloween! 

Helloween entregando o melhor do speed metal - Foto: Ingrid Natalie

Helloween fez uma performance impecável e com tudo que um bom metal head gosta: riffs poderosos de guitarra e a cozinha musical baixo e bateria em completa sintonia. Apesar da recente vinda a terras tupiniquins em setembro de 2022 com dois shows esgotados, a banda fez um dos shows mais aguardados do festival. Andi Deris, Michael Kiske, Michael Weikath, Kai Hansen, Markus Grosskopf, Sascha Gerstner e Dani Löble enlouqueceram o público com uma perfomance absurdamente perfeita. Aliás, além de toda competência musical, é também a energia e o entusiasmo especial que definem o Helloween! 

Pontualmente às 15h, o Helloween subiu ao palco do Allianz Parque e entregou ao público um verdadeiro show de rock'n'roll. O setlist foi dosado entre músicas pesadas como "Dr. Stein", "Eagle Fly Free" e "Power" e canções mais reflexivas como "Forever and One" e "If I Could Fly". Destaque para a virtuose do guitarrista Sascha Gerstner que entregou um solo de cair o queixo. O show terminou ao som de "Future World" e do clássico "I Want Out" acompanhado de uma chuva de balões.

Deep Purple: realeza do hard rock britânico

Ian Gillan mostrando porque é um dos mais icônicos vocalistas do rock'n'roll - Foto: Ingrid Natalie


Deep Purple é uma banda que dispensa qualquer tipo de apresentação. Parte da realeza do rock mundial, a banda fez um dos shows mais aguardados do festival. O quinteto atualmente formado por Ian Gillan, Roger Glover, Ian Paice, Don Airey e Simon McBride trouxe vários clássicos eternos. Logo de cara, os fãs puderam conferir o clássico "Highway Star" com solos de guitarra impressionantes. Sem dúvidas os momentos mais emocionantes se deu durante o hino rock'n'roll "Smoke on The Water" com o público cantando em uníssono. 

Houve tempo também para os sucessos "Perfect Strangers", "Space Truckin""Hush" e "Anya", além da belíssima "When A Blind Man Cries". O tecladista Don Airey ainda homenageou o Brasil fazendo solo de "Tico Tico No Fubá" de Carmen Miranda e "Brasileirinho". A canção "Black Night" fechou uma apresentação histórica de um dos maiores nomes da música. 

Scorpions: a mais bem-sucedida banda de rock alemã

Show do Scorpions durate o Festival Monster of Rock 2023, no Allianz Parque. Crédito da foto: Ricardo Matsukawa

Os alemães do Scorpions provaram a razão de ser uma banda que segue encantando gerações. Não que verdadeiramente tivesse que provar algo, pois a qualidade técnica dos músicos é evidente, isso levando em conta a beleza das letras das músicas. Klaus Meine, Rudolf Schenker e Matthias Jabs aproveitaram a oportunidade para trazer a turnê "Rock Believer" com tudo que tem direito: músicas novas e clássicos eternos.

Na romântica "Send Me An Angel" luzes dos celulares dos 55 mil presentes no estádio foram acesas para se formar um belíssimo céu estrelado. O mesmo aconteceu em "Wind Of Change" com uma mensagem clara de um cessar fogo entre Rússia e Ucrânia com a imagem do símbolo da paz com as cores da bandeira ucraniana no telão. "Still Lovin' You" foi aquele momento que fez os corações de todos palpitarem mais forte, mas houve espaço para muito bate-cabeça com as pesadas "Blackout", "Big City Nights" e "Rock You Like Hurricane"

Kiss: legado será levado para sempre

Show do Kiss durante o Festival Monster of Rock 2023, no Allianz Parque. Crédito da foto: Ricardo Matsukawa


Se o Kiss é a banda mais quente do mundo? Certamente que sim! A introdução do show faz jus a frase. Afinal, o legado deixado por Paul Stanley, Gene Simmons continua a crescer, geração após geração, transcendendo idade, raça e credo. A banda, recordista de discos de ouro nos EUA, celebrou 50 anos de carreira no palco do Monsters Of Rock, e essa apresentação foi um dos últimos 50 shows do Kiss no mundo! Por isso, nem é desnecessário dizer o quão significativo foi acompanhar essa performance.

Não aconteceram muitas surpresas para quem pode ir ao show de abril/2022 no mesmo Allianz Parque. "Detroit Rock City" abriu a apresentação de forma estrondosa. A energia se manteve no alto com "Shout It Out Loud", "Deuce", "War Machine", "Heaven's on fire" e "I Love It Loud". Era notório perceber o quanto o público estava se divertindo e indo de acordo com a banda.

Tudo aconteceu conforme o esperado: Gene Simmons mostrando sua enorme língua e um olhar penetrante para o público, Paul Stanley repleto de carisma e fazendo sua travessia de tirolesa por cima da plateia em "Love Gun" e "I Was Made For Lovin' You", solos eletrizantes de Tommy e Eric quebrando tudo na bateria. A festa estava completa com balões e a chuva de papel picado em "Rock N' Roll All Nite" fechando a última passagem do Kiss em terras brasileiras. E como como uma boa estrela do rock, Paul Stanley girou sua guitarra e jogou com toda a força no chão, partindo-a em dois e concluindo o festival Monsters of Rock de forma épica.

As luzes se ascenderam às 23h enquanto "God Gave Rock Roll To You" ecoava pelo Allianz Parque e a imagem do Kiss Loves You São Paulo ficou sendo exibida no telão. As pessoas se abraçavam e assim se concluiu a sétima edição do Monsters of Rock, um dos maiores festivais de rock’n roll do Brasil.  

Monsters Of Rock: o encontro de gerações

O número de crianças presentes no Monsters Of Rock foi um destaque. Várias se caracterizaram com as maquiagens dos integrantes do Kiss, bem como alguns adolescentes que também acompanharam os pais. Ver todos sorrindo e curtindo um importante festival é algo que somente o rock'n'roll consegue proporcionar. E que possam vir mais edições! Vale destacar que os shows foram extremamente pontuais e a produção impecável.

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!