Chez les jardins de Versailles

12:40 PM

Por: Natália (@natalia_dtr)

No último domingo, dia 13/11, realizou-se o show da banda japonesa Versailles. Essa foi a segunda passagem do grupo no Brasil e eu tive o prazer de estrear como equipe do FRS fazendo a cobertura desse evento.

Pra quem não está acostumado com o estilo Visual Kei, é normal estranhar (e há os infelizes que desprezam) o visual da banda, mas o figurino é parte do espetáculo nesse universo, além de contribuir para a performance e mensagem que o grupo quer passar. Assim é com o Versailles, cujo figurino e atitude dos membros (seus gestos, cortesias e reverências) reinventam o século 18, levando-nos para uma ópera rock.

 
Da esquerda para a direita: Masashi (baixo), Teru (guitarra), Kamijo (vocal), Hizaki (guitarra) e Yuki (bateria)

*nota aos desavisados: sim, todos da banda são homens.


Quando cheguei o público já estava entrando, muitos deles levavam máscaras e rosas, como combinado dentre os fãs, para interagir com a banda durante o show. A animação era intensa mesmo antes de apagarem as luzes, a platéia constantemente clamava os nomes dos integrantes e o grito de guerra característico da banda: We are Versailles!


Foi uma loucura só quando o show iniciou, não apenas pela animação do público, mas também a agitação da imprensa ali presente, só tínhamos três músicas pra fotografar então a correria e os esbarrões foram inevitáveis. Entretanto, não podíamos reclamar do cenário, o figurino da banda é lindíssimo, sua performance (tanto as poses teatrais quanto o desempenho musical) e a bela iluminação nos ofereciam rico material fotográfico...pena que minha câmera deu pau e tive que contar com meu celular...é... *se mata*

O show começou na hora certa, a plateia se incendiou assim que o volume da música aumentou e um jogo de luzes e fumaça abriu caminho para os integrantes, que entraram, um a um, fazendo reverências ao público: Yuki (baterista) ,Masashi (baixo), Teru (guitarra), Hizaki (guitarra) e Kamijo (vocal) , este carregando uma rosa vermelha.



O público gritava e cantava junto o tempo todo, e esticavam  os braços, oferecendo rosas à banda, uma tradição em seus shows. A primeira música foi MASQUERADE, momento em que os fãs vestiram as máscaras que levavam.


 Como um bom show de rock, a energia e a interação com o publico rola solta, Kamijo fala com a plateia, pede que pulem, faz declarações de amor, agradece...e tudo isso em português! O público responde às suas palavras e eleva-se mais ainda.

Os fãs não só responderam à altura, como surpreenderam a banda quando, por exemplo, gritaram o nome do antigo baixista, Jasmine, falecido em 2009. Também em homenagem à Jasmine, atiraram balões roxos em direção ao palco durante Remember Forever. Foi lindo ver isso, perceber que Jasmine é de fato um membro eterno do Versailles, assim considerado pela banda e pelo público. Kamijo emocionou-se com as homenagens e não pôde conter as lágrimas: “obrigado...excelente surpresa!”.

Aliás, emoção é a palavra pra descrever esse show, estando ali como imprensa, não como fã, permitiu-me perceber mais atentamente o que significava aquele momento para todos os presentes. No início do show a banda estava tranquila, executando (muito bem) a sua performance, interagindo sempre com o público, e a troca de energia foi inevitável. O brilho nos olhos, o sorriso nos rostos dos membros e toda a animação que demonstravam durante o show, deixavam evidente seu contentamento, ainda mais claro durante as músicas e nas palavras que Kamijo dirigia ao público “quero mais!”, “pulem!”, “estão animados?”, “vamos cantar!”, “amo vocês”.


A proximidade da banda para com seus fãs ficou ainda mais evidente durante o fanmeeting que ocorreu depois do show. Apenas aqueles que adquiriram o ingresso vip puderam conhecer a banda, foram 400 pessoas que cumprimentaram e ganharam diretamente dos membros um pôster exclusivo para o show no Brasil. A banda mostrou-se muito gentil, apesar da rapidez com que ocorreu o encontro, respondiam aos fãs, apertaram-lhes as mãos e deram mesmo beijinhos no rosto, hábito incomum para japoneses.

Ok, agora partamos aos termos práticos e racionais: a música em si.

O desempenho da banda é excelente, quem vê Hizaki naquele pomposo vestido e fazendo gestos tão delicados, não pode deixar de se surpreender quando ele pega a guitarra. A agilidade e destreza são incomparáveis, entregando-se passionalmente à música. Teru demonstra toda a sua habilidade e ainda com um sorriso no rosto. Masashi é mais contido, mas os acordes do baixo reverberam na música de tal forma que você escuta e sente na pele.  As músicas do Versailles tem um som pesado e rápido, o que exige muito do baterista Yuki, que desempenha seu papel perfeitamente. Kamijo canta enquanto faz declarações de amor, preces, amarguras, seu tom de voz por vezes aproxima-se um pouco do canto lírico e a música ganha ainda mais vida em seus gestos e expressões.



Além das 16 músicas da setlist, tocaram a introdução de CarryOn, do ANGRA, banda muito admirada por todos do Versailles. Inclusive, a bateria utilizada no show pertence a Ricardo Confessori.


Foto retirada do blog de Yuki

Versailles não é apenas uma banda de metal sinfônico, é um espetáculo de ópera rock. Não houve cenário, apenas jogos de luzes e fumaça e o perfume de rosas que permeou o concerto, mas a interpretação e desempenho de cada membro e a música em si são suficientes para te levar a um universo paralelo, como se a corte do Louis XIV se passasse nos tempos atuais.

É, difícil imaginar só com palavras né? Então escute a música do Versailles, lembre-se que a música não tem fronteiras e sinta um pouco do que eu descrevi aqui. E vá a um show assim que possível, esta já foi a segunda vez da banda no Brasil (a primeira foi ano passado), esse fato e o evidente contentamento dos membros deixam claro que eles voltam! Kamijo mesmo declarou: “Quero ficar junto com vocês!”


Foto por Yuh Kuzuoka


Set List:
  1. MASQUERADE

  2. ASCENDEAD MASTER

  3. Judicial Noir

  4. Thanatos

  5. Libido

  6. Destiny -The Lovers-

  7. Love will be born again

  8. Desert Apple

  9. Threshold

  10. DRY ICE SCREAM

  11. Flowery

  12. Vampire

  13. the red carpet day

Encore:

  1. Remember Forever

  2. Philia

Encore 2:

  1. The Revenant Choir

Posts Que Talvez Você Goste

19 comentários