Chez les jardins de Versailles

12:40 PM

Por: Natália (@natalia_dtr)

No último domingo, dia 13/11, realizou-se o show da banda japonesa Versailles. Essa foi a segunda passagem do grupo no Brasil e eu tive o prazer de estrear como equipe do FRS fazendo a cobertura desse evento.

Pra quem não está acostumado com o estilo Visual Kei, é normal estranhar (e há os infelizes que desprezam) o visual da banda, mas o figurino é parte do espetáculo nesse universo, além de contribuir para a performance e mensagem que o grupo quer passar. Assim é com o Versailles, cujo figurino e atitude dos membros (seus gestos, cortesias e reverências) reinventam o século 18, levando-nos para uma ópera rock.

 
Da esquerda para a direita: Masashi (baixo), Teru (guitarra), Kamijo (vocal), Hizaki (guitarra) e Yuki (bateria)

*nota aos desavisados: sim, todos da banda são homens.


Quando cheguei o público já estava entrando, muitos deles levavam máscaras e rosas, como combinado dentre os fãs, para interagir com a banda durante o show. A animação era intensa mesmo antes de apagarem as luzes, a platéia constantemente clamava os nomes dos integrantes e o grito de guerra característico da banda: We are Versailles!


Foi uma loucura só quando o show iniciou, não apenas pela animação do público, mas também a agitação da imprensa ali presente, só tínhamos três músicas pra fotografar então a correria e os esbarrões foram inevitáveis. Entretanto, não podíamos reclamar do cenário, o figurino da banda é lindíssimo, sua performance (tanto as poses teatrais quanto o desempenho musical) e a bela iluminação nos ofereciam rico material fotográfico...pena que minha câmera deu pau e tive que contar com meu celular...é... *se mata*

O show começou na hora certa, a plateia se incendiou assim que o volume da música aumentou e um jogo de luzes e fumaça abriu caminho para os integrantes, que entraram, um a um, fazendo reverências ao público: Yuki (baterista) ,Masashi (baixo), Teru (guitarra), Hizaki (guitarra) e Kamijo (vocal) , este carregando uma rosa vermelha.



O público gritava e cantava junto o tempo todo, e esticavam  os braços, oferecendo rosas à banda, uma tradição em seus shows. A primeira música foi MASQUERADE, momento em que os fãs vestiram as máscaras que levavam.


 Como um bom show de rock, a energia e a interação com o publico rola solta, Kamijo fala com a plateia, pede que pulem, faz declarações de amor, agradece...e tudo isso em português! O público responde às suas palavras e eleva-se mais ainda.

Os fãs não só responderam à altura, como surpreenderam a banda quando, por exemplo, gritaram o nome do antigo baixista, Jasmine, falecido em 2009. Também em homenagem à Jasmine, atiraram balões roxos em direção ao palco durante Remember Forever. Foi lindo ver isso, perceber que Jasmine é de fato um membro eterno do Versailles, assim considerado pela banda e pelo público. Kamijo emocionou-se com as homenagens e não pôde conter as lágrimas: “obrigado...excelente surpresa!”.

Aliás, emoção é a palavra pra descrever esse show, estando ali como imprensa, não como fã, permitiu-me perceber mais atentamente o que significava aquele momento para todos os presentes. No início do show a banda estava tranquila, executando (muito bem) a sua performance, interagindo sempre com o público, e a troca de energia foi inevitável. O brilho nos olhos, o sorriso nos rostos dos membros e toda a animação que demonstravam durante o show, deixavam evidente seu contentamento, ainda mais claro durante as músicas e nas palavras que Kamijo dirigia ao público “quero mais!”, “pulem!”, “estão animados?”, “vamos cantar!”, “amo vocês”.


A proximidade da banda para com seus fãs ficou ainda mais evidente durante o fanmeeting que ocorreu depois do show. Apenas aqueles que adquiriram o ingresso vip puderam conhecer a banda, foram 400 pessoas que cumprimentaram e ganharam diretamente dos membros um pôster exclusivo para o show no Brasil. A banda mostrou-se muito gentil, apesar da rapidez com que ocorreu o encontro, respondiam aos fãs, apertaram-lhes as mãos e deram mesmo beijinhos no rosto, hábito incomum para japoneses.

Ok, agora partamos aos termos práticos e racionais: a música em si.

O desempenho da banda é excelente, quem vê Hizaki naquele pomposo vestido e fazendo gestos tão delicados, não pode deixar de se surpreender quando ele pega a guitarra. A agilidade e destreza são incomparáveis, entregando-se passionalmente à música. Teru demonstra toda a sua habilidade e ainda com um sorriso no rosto. Masashi é mais contido, mas os acordes do baixo reverberam na música de tal forma que você escuta e sente na pele.  As músicas do Versailles tem um som pesado e rápido, o que exige muito do baterista Yuki, que desempenha seu papel perfeitamente. Kamijo canta enquanto faz declarações de amor, preces, amarguras, seu tom de voz por vezes aproxima-se um pouco do canto lírico e a música ganha ainda mais vida em seus gestos e expressões.



Além das 16 músicas da setlist, tocaram a introdução de CarryOn, do ANGRA, banda muito admirada por todos do Versailles. Inclusive, a bateria utilizada no show pertence a Ricardo Confessori.


Foto retirada do blog de Yuki

Versailles não é apenas uma banda de metal sinfônico, é um espetáculo de ópera rock. Não houve cenário, apenas jogos de luzes e fumaça e o perfume de rosas que permeou o concerto, mas a interpretação e desempenho de cada membro e a música em si são suficientes para te levar a um universo paralelo, como se a corte do Louis XIV se passasse nos tempos atuais.

É, difícil imaginar só com palavras né? Então escute a música do Versailles, lembre-se que a música não tem fronteiras e sinta um pouco do que eu descrevi aqui. E vá a um show assim que possível, esta já foi a segunda vez da banda no Brasil (a primeira foi ano passado), esse fato e o evidente contentamento dos membros deixam claro que eles voltam! Kamijo mesmo declarou: “Quero ficar junto com vocês!”


Foto por Yuh Kuzuoka


Set List:
  1. MASQUERADE

  2. ASCENDEAD MASTER

  3. Judicial Noir

  4. Thanatos

  5. Libido

  6. Destiny -The Lovers-

  7. Love will be born again

  8. Desert Apple

  9. Threshold

  10. DRY ICE SCREAM

  11. Flowery

  12. Vampire

  13. the red carpet day

Encore:

  1. Remember Forever

  2. Philia

Encore 2:

  1. The Revenant Choir

Posts Que Talvez Você Goste

19 comentários

  1. Dear Lord, está muito bom esse report! <3 Me fez ter lindas lembraças do show e do meeting, sem contar que o jeito como você descreve cada instrumento e as performances passa a idéia do que realmente é o show do Versailles!

    Está de parabéns~


    p.s. Você escreveu Hisaki ao invés de Hizaki... :< Se puder editar isso~

    ReplyDelete
  2. Opss estamos arrumando!

    ReplyDelete
  3. Caramba! Desculpa aí pelo erro! ><
    Mas fico contente que tenha gostado da resenha!

    ReplyDelete
  4. Mô (Déborah Parucci)17/11/11 14:42

    Excelente live report, parabéns!!!

    ReplyDelete
  5. Matheus Batista17/11/11 14:42

    Resenha ótima, me fez relembrar todos os momentos emocionantes do show, e nao forma poucos!

    Só mais um detalhe, foram 400 pessoas no meeting e não 200.

    Parabéns pela cobertura!

    ReplyDelete
  6. Perfeita a resenha! Conseguiu passar a verdadeira emoção que todos nos sentimos ao assistir o show. Lindo, emocionante, uma técnica e perícia de tirar o fôlego!
    Fotos lindas.

    Melhor show que já assisti.

    Parabéns. Excelente cobertura!

    ReplyDelete
  7. Amanda Freitas17/11/11 15:01

    Matéria perfeita!
    Awn, eu queria tanto ter ido, mas o dinheiro não deu.
    Fiquei emocionada só de imaginar o Kamijo chorando ç-ç
    Versailles minha paixão!
    Parabéns, continuem assim! \m/
    Matéria digna <3
    We are Versailles \mm/

    ReplyDelete
  8. Stephanie Marie17/11/11 15:27

    Depois de Thanatos teve Libido também XD
    melhor dia da minha vida <3

    ReplyDelete
  9. Viviane Oliveira17/11/11 16:00

    Nossa, que do c****lho esse report! muito bom mesmo, pude sentir tudo de novo!

    obrigada!!!

    ReplyDelete
  10. Parabéns pela resenha, estava lá no show de pista mesmo e que se foda, foi foda!

    We are Versailles!

    P.S: Growing? õ.o

    ReplyDelete
  11. Eu estava la, o show foi realmente perfeito *----*

    ReplyDelete
  12. Opa! Obrigada pela correção!!!

    ReplyDelete
  13. Consertamos! Obrigada!!!

    ReplyDelete
  14. Arrumamos já!! Obrigada!!!

    ReplyDelete
  15. Alessandro17/11/11 16:57

    Ótima resenha, perfeito. Não pude ir no show mais pude sentir um pouco dele lendo suas descrições ricas em detalhes.

    Vlw pelo post

    ReplyDelete
  16. Opa galera, desculpa aí pelos erros na set list, como não conhecia muito da banda eu não sabia o nome das músicas, então confiei no que achei pela net, mas agora tá direitinho. ^^
    E muito obrigada pelos elogios!

    ReplyDelete
  17. Adorei os comentários do show! Foi mesmo incrível e emocionante!
    Versailles surpreende pela qualidade sonora, visual e especialmente pelo acolhimento do público! São amistosos e empolgantes =)
    Seus comentários foram, além de pertinentes, muito envolventes! Pude relembrar os melhores momentos, pois tive o prazer de estar muito próxima do palco (rs).
    Obrigada!

    ReplyDelete
  18. Adorei a report. parabéns *-* descreveu exatamente o feeling do show <3
    sem contar as fotos que eu não tinha ainda *---*

    ReplyDelete
  19. Fui ao show do ano passado, infelizmente não pude comparecer ao deste ano :(

    Excelente a resenha, parabéns!! <3
    Que mais pessoas tenham o prazer de conhecer essa banda excepcional que é Versailles! ^^

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!