O Japão também é rock!

10:48 AM


Por: Ingrid Natalie


Se nomes como Nana, Bleach, Once Piece e Naruto pra você não são coisas de comer então você com certeza se identificará com nossa próxima banda. A banda J-squad nasceu da paixão do guitarrista Macerlo Basso, do baixista Kenju Kihara e dos irmãos César Hirasaki (guitarrista) e Felipe Hirasaki (baterista) pelos animes, além de serem nikkeis.


Desde 2005 a J-squad está nos palcos tocando as músicas de animes que fazem o público vibrar. Sempre com muito peso e energia a banda é presença garantida em eventos dedicados a cultura japonesa como Anime Dreams e Anime Friends, inclusive neste ano eles se apresentaram na "Virada Cultural" em São Paulo no palco "Dimensão Nerd".


Mas pra quem pensa que a J-squad só toca cover de animes está enganado. A banda está trabalhando em músicas próprias com letras em japonês, "Beyond" e "Scarlet Fades" são as primeiras composições. Mesmo se você não entender o idioma, mas aprecia um bom rock'n'roll você deve ouvir esta abdan que se tornou referência de J-rock no Brasil.


Veja a entrevista que fizemos com a vocalista da J-squad Verônica Huang:


FRS: A base da J-Squad está formada desde 98, você e o Edu chegaram em 2005 como foi o seu processo de integração à banda?


Verônica:  A banda formada pelo Cesar (guitarra), Basso (guitarra), Kenjha (Baixo) e Felipe (Bateria) era uma banda de metal. Só em 2005, eles decidiram que iriam formar uma banda de Jpop/Jrock/animesongs e saíram à procura de vocalistas. Acharam o Edu e eu no concurso de animekê do Anime Dreams. A integração foi bem rápida e natural. O Edu entrou antes que eu, pois na época ainda estava com outra banda. Lembro do Edu comentando como depois de um ensaio com os meninos: "Nossa, tocaram Driver's High e tava igualzinho, parecia karaoke!". Fiquei impressionada e super curiosa. Minha primeira música cantando com a J~Squad foi a "Hohoemi no Bakudan" e a do Edu a já mencionada "Driver's High", as duas foram nossos testes para entrar como vocalistas.
  


FRS: Quais são as principais influências da J-Squad e qual sua maior inspiração no vocal?


Verônica: Acredito que a maior influência da J~Squad como um todo seja a banda L'arc~en~Ciel. Fora o L'arc, há as influências individuais de cada um, bandas que não são japonesas como Dream Theater, Aerosmith, AC/DC, Gun's and Roses, Angra... Fica complicado falar pelos outros, mas resumindo é isso. A minha maior inspiração no vocal (e na atitude também) é a Keiko Terada, vocalista da banda SHOW-YA! Outras inspirações são a Rica Matsumoto, Mika Nakashima, Anna Tsuchiya e Gwen Stefani (na época do No Doubt).


FRS: Todos da banda falam japônes? Como é o processo de composição das músicas próprias?


Verônica: Só o Cesar, o Felipe e o Kenjha falam o japonês fluentemente. O Kenjha é professor de japonês, aliás... Eu e o Edu sabemos um pouco, já o Basso não sei o quanto sabe de japonês. A composição das músicas próprias é feita aos poucos, geralmente alguém vem com uma idéia e todo mundo vai ajudando a construir a música. E tem de tudo, música que começou com uma idéia do Cé, outra que começou com idéia do Basso, outra com uma letra minha... Cada um assume uma parte e vamos fazendo mudanças até a versão final.


A Beyond e Scarlet são com letra do Cesar em japonês, a Black Jack com letra minha em inglês. Ainda temos muitas músicas para terminar e gravaremos em breve, com letra do Kenjha, do Basso...
 


FRS: Na sua opinião qual seria o passo necessário para o J-rock ter mais notoriedade no Brasil uma vez que há muitos fãs de anime e mangás e da cultura japonesa em geral?


Verônica: O Jrock tem uma notoriedade bem grande já, ela cresce com mais pessoas se interessando pela música japonesa, seja por ela mesma, seja pelos animes, filmes, novelas, séries, tokusatsus... Acredito que expor mais essas mídias ajuda a despertar a curiosidade de quem não conhece. Eventos como o Anime Friends e a Virada Cultural (com o espaço Dimensão Nerd) ajudam a divulgar um pouco disso. Com cada vez mais cantores e bandas japonesas vindo por aqui, a tendência é da mídia brasileira ver o nicho existente e acabar fazendo matérias sobre esses os shows e eventos, coisa que já ocorre, mas mais fortemente com os cosplayers.
Já em relação à produção de Jrock brasileiro, fica mais complicado. O fato de a música ser rock e estar em japonês, a caracteriza como Jrock? Se sim, acho que as bandas que querem seguir esse caminho devem cada vez mais produzir material próprio, gravar, divulgar como puder, seja pelos shows em eventos, seja por sites de relacionamento. Algumas bandas fazem parcerias com artistas internacionais e/ou tokusatsus nacionais... Acho que são iniciativas válidas para a valorização do Jrock brasileiro.


FRS: J-squad tem projeto de um CD oficial?


Verônica: A J~Squad  tem o objetivo de lançar um CD de músicas próprias. Estamos trabalhando para gravar todas as músicas que fizemos nos últimos tempos, que são muitas... O pessoal que acompanha nosso trabalho sabe que temos 2 músicas gravadas a "Beyond" e a "Scarlet Fades", já a "Black Jack" ainda não foi gravada. Temos outras esperando gravação e que ainda não foram finalizadas, por isso não tocamos novas músicas próprias no Anime Friends. Espero que terminemos até o fim do ano ou começo do ano que vem e que todos os fãs da J~Squad curtem muito!^^


Membros:


Eduardo Costa (vocal)


Verônica Huang (vocal)


Marcelo Basso (guitarrista)


Kenji Kihara (baixo)


César Hirasaki (guitarra)


Felipe Hirasaki (bateria)


Aonde ouvir: http://www.jsquad.com.br/


http://www.myspace.com/bandajsquad






Posts Que Talvez Você Goste

3 comentários

  1. é uma banda legal..sempre curti os shows deles...acho que foi uam das primeiras bandas que vi tocar em evento, muitos anos atrás...
    eles mandam bem^^

    ReplyDelete
  2. Carlos ~TDF~27/7/10 17:49

    A j~squad é muito fodah, acompanho os caras des de 2006 e ja fui até para BH assistir os shows deles, quero muito que um dia o j~rock cresça no Brasil a ponto de termos uma turnê nacional só com a J~Squad, o primeiro passo é o CD próprio que até agora ja são 3 faixas garantidas que são D+!!

    Acredito que a quarta música ira supreender!!

    vamos ficar no aguardo...

    abçs!!

    ReplyDelete
  3. [...] do anime). Isso porque temos duas matérias que falam sobre o anime, a entrevista com a banda J~Squad e a matéria Anime Songs! Para os Otakus e Simpatizantes de plantão, não deixem de dar uma [...]

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!