Summer Breeze Festival: inegostáveis riffs pesados de guitarra, gutural, camiseta preta e excelente público

11:00 PM

Festival importado da Alemanha teve Avantasia, Blind Guardian e Stone Temple Pilots como algumas das atrações principais e lotou o Memorial da América Latina em São Paulo

Texto: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad)

A primeira edição brasileira do Summer Breeze Festival foi um sucesso. Milhares de headbangers se reuniram no Memorial da América Latina, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de abril, para conferirem shows de alguns dos nomes mais emblemáticos do rock'n'roll mundial. 

O festival, importado da Alemanha, proporcionou uma experiência para além dos palcos, devidamente enriquecido com espaços de ativações relevantes ao público, da Feira Geek à Horror Expo, com estandes de acessórios, feira de tatuagem, palco de palestras e a chance de autógrafos e encontros com artistas: a imersão vai muito a mais do que a grade intensa de shows.

Além disso, a estrutura com quatro palcos era impressionante. Os dois palcos localizados na área principal do memorial eram os Ice Stage e Hot Stage dispostos um ao lado do outro. Para acessar o palco Sun Stage era necessário atravessar uma passarela que direcionava para uma nova área do evento onde também levava para o Waves Stage, um auditório onde aconteceram as palestras de Bruce Dickinson e Simone Simons (Epica). 

A produção do festival, que já prometeu uma nova edição para 2024, fez tudo com muito cuidado e organização. Os shows começaram pontualmente e teve toda a estrutura para o público que contou com diversas áreas de alimentação, sanitários, posto médico e guarda-volumes. 

Logo abaixo um resumo dos shows que conseguimos acompanhar.

AQUI É HARD ROCK, BABY! 

Erik Gronwall, vocal do Skid Row, durante show no Summer Breeze em São Paulo
Foto: Ingrid Natalie 

Skid Row, uma das bandas mais icônicas do hard rock, proporcionou um momento simplesmente nostálgico e agradável para todo o público presente no sábado (29). O vocalista Erik Grönwall teve uma performance técnica de encher os olhos, além de um carisma incrível! Dave “Snake” Sabo (guitarra), Scotti Hill (guitarra), Rachel Bolan (baixo) e Rob Hammersmith (bateria) dispensam comentários. O setlist teve passou pelos sucessos "Slave To The Grind", "18 and life", "Monkey Business", a memorável "In A Darkened Room" e novos sons "Time Bomb" e "The Gang's All Here", bem recebidos pelo público, e fecharam com a pesada "Youth Gone Wild".

Kenny Leckremo, vocal do H.E.A.T em grande performance no Summer Breeze em São Paulo
Foto: Ingrid Natalie

Os suecos da banda H.E.A.T foram mais um dos representantes do hard rock só que no domingo (30). Era a estreia da banda em terras tupiniquins e certamente a produção escolheu muito bem. O quinteto formado por Kenny Leckremo, Dave Dalone (guitarra), Jimmy Jay (baixo), Don Crash (bateria) e Jona Tee (teclados) entregou tudo em cima do palco e demonstraram genuína felicidade pela ótima receptividade do público brasileiro. Dentre o repertório incluíram as ótimas músicas "Back to the Rhythm", "Dangerous Ground", "Hollywood" e a balada "1000 miles"

STONE TEMPLE PILOTS: O REPRESENTANTE DO GRUNGE 


Stone Temple Pilots fez um incrível e animado show com setlist que contemplou os maiores sucessos da banda: Big Bang Baby, Plush, Interstate Love Song e Sex Type Thing. Músicos em perfeita sintonia com os fãs.


TRASH METAL IS THE LAW! 

Summer Breeze Brasil teve a proposta de prestigiar todos os estilos dentro do rock'n'roll. Foram escaladas bandas desde o hard rock até metal melódico e trash metal que simplesmente dominou boa parte das atrações que vieram. 

Lamb Of God era uma das grandes atrações do Hot Stage do sábado (29). Randy Blythe (vocal), Mark Morton (guitarra), Phil Demmel (guitarra), John Campbell (baixo) e Art Cruz (bateria) simplesmente tiveram o público nas mãos. O quinteto fez um show devastador e pesadíssimo. Eles estão atualmente em turnê de divulgação do álbum "Omens" (2022) e trouxeram um repertório variado "Memento Mori", "Ruin", "Walk With Me In Hell" e encerrou com os clássicos “Laid to Rest” e “Redneck”

Testament durante apresentação no Summer Breeze Festival - Foto: Ingrid Natalie

Testmant se apresentou no domingo (30) para uma plateia sedenta por riffs pesados e muito bate-cabeça. Chuck Billy (vocal), Eric Peterson (guitarra), Alex Skolnick (guitarra), Steve DiGiorgio (baixo) e o o mais recente integrante Chris Dovas (bateria) não precisaram de muito esforço para ganhar o público logo no início do show com "Rise Up" e seguindo com "The New Order" e "The Preacher". Um ótimo destaque foi "Children Of The Next Level". Os acordes finais ficaram com a música "Alone In The Dark". 

O METAL MELÓDICO 

Tobias Sammet e seu Avantasia arrebentando no Summer Breeze Festival - Foto: Ingrid Natalie 

Tobias Sammet e o seu Avantasia povoaram não só os arredores do Ice Stage como o próprio palco em si. O músico veio acompanhado de Sascha Paeth (guitarra), Oliver Hartmann (guitarra/voz), Felix Bohnke (bateria), Michael “Miro” Rodenberg (teclados) e Ina Morgan e Adrienne Cowan nos vocais, com destaque para a última, que simplesmente brilhou em vários momentos nas interpretações limpas e guturais. Entre as participações especiais, estavam Ralf Scheepers (Primal Fear), Bob Catley (Magnum), Ronnie Atkins (Pretty Maids), Herbie Langhans (Firewind) e Eric Martin (Mr. Big). 

A última passagem do Blind Guardian no Brasil foi há 8 anos atrás e sabendo disso Hansi Kürsch (vocal), André Olbrich (guitarra), Marcus Siepen (guitarra) e Frederik Ehmke (bateria), Michael “Mi” Schüren (teclados) e Johan van Stratum (baixo) prepararam um show incrível! A apresentação foi no sábado (29) no Hot Stage. Eles incluíram vários sons que os fãs queriam: “Imaginations from the Other Side”, “Welcome to Dying”, “Nightfall” e “Time Stands Still (At the Iron Hill). Celebraram os 30 anos do álbum "Somewhere Far Beyond" tocando as canções “Time What is Time”, “Journey Through the Dark”, a faixa-título e “The Bard’s Song (In The Forest)”



METALCORE TAMBÉM PRESENTE!

Os britânicos do Bury Tomorrow fizeram uma apresentação coesa, mas que acabou cativando apenas uma parcela do público que se dividia entre a espera do Testament no Hot Stage e do Finntroll no Sun Stage. Ainda assim, a banda exibiu uma técnica e profissionalismo. É muito interessante a dinâmica dos dois vocalistas Daniel Winter-Bates (gutural) e Tom Prendergast (clean + teclados) que interagiam com os fãs a todo momento. 

Bury Tomorrow durante apresentação no Summer Breeze Festival - Foto: Ingrid Natalie

Daniel Winter-Bates do Bury Tomorrow durante apresentação no Summer Breeze Festival
Foto: Ingrid Natalie


Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!