Rubah traz uma harmônica combinação do rock garagem e latino

11:23 AM

Rubah - Foto: Divulgação

Artista mineiro trabalhou com muito afinco em 2020 lançando dois EPs repletos de influência do rock latino

Por: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad)

Um mineirinho com inspirações fortemente latinas, esse é Edgard Leite de Oliveira ou se você preferir Rubah. O nome artístico descreve sua paixão e dedicação à música, especialmente o rock'n'roll. A palavra 'rubah' é encontrada no vocabulário africano e asiático com significado de 'lobo' ou 'cão de caça'. O artista recebeu esse apelido de uma amiga iraniana que afirmou que ele tinha características semelhantes. 

Rubah é um dos principais nomes da cena independente de Minas Gerais, sendo fundador da banda Misericore com a qual lançou os discos 'Cidadão Perfeito' (2001) e 'Misericore' (2004). Foi também vocalista e fundador da banda M.E.KA. (2007) e baixista da banda DOPS de 2012 a 2015, também deixando diversos registros de estúdio em sua discografia. Em 2019, ele deu início a sua carreira autoral no qual afirma representar "uma inquietação diante da angústia dos tempos atuais"

Neste ano, Rubah lançou os EPs 'Encruzilhada' e 'Libertad'. Este último trabalho traz a música 'Hablando de La Libertad' que é um tributo a banda La Renga e uma homenagem ao povo argentino e a toda classe trabalhadora do mundo. 

Confira a nossa entrevista com Rubah no qual ele comenta sobre a produção dos dois EPs e do lançamento do single atual: 

FRS: Primeiramente, quando e como o rock'n'roll te chamou atenção?

Rubah: Ainda na infância minhas tias escutavam rock nacional e uma vizinha era fã de Guns n’ Roses as guitarras e a energia das músicas me contagiava. Logo fui atrás de rádios, pessoas, fitas K7 para escutar.

FRS: Percebemos que você tem uma forte influência latina. Quais são as suas principais referências?

Rubah: Tem uns 20 anos que escuto e pesquiso musicas latinas, gosto muito da originalidade das canções populares dos anos 70, da Trova Cubana, e do Rock Argentino dos anos 80 e 90. No EP Libertad apresento alguns materiais interessantes como Silvio Rodrigues, La Renga, Lucio Battisti e Rodrigo Gonzalez.

FRS: Vamos falar sobre os lançamentos de 2020, os EPs "Encruzilhada" e "Libertad". Como foi o processo de produção dos registros?

Rubah: Foram bem singulares... o EP “Encruzilhada” tem as 3 primeiras faixas Registradas, Mixadas e Masterizadas em Buenos aires em 2019 as 3 ultimas faixas em BH no inicio de 2020,  antes da pandemia, são canções compostas durante a sinergia de lutas sociais.

O EP “Libertad” foi uma ideia de musicalizar a partir de compositores importantes canções que considerei importante para o período de pandemia, incertezas e isolamento social. Um tributo e uma homenagem a todos os países de origem das canções e povo destes países. Foi todo feito em casa e na minha cidade Viçosa.



FRS: A música 'Hablando de La Libertad' é um tributo a banda La Renga e uma homenagem ao povo argentino e a todos os trabalhadores do mundo. Conte-nos mais sobre a composição da canção.

Rubah: Esta canção foi gravada nos anos 90 pela banda argentina La Renga, sempre ao escutar esta canção minha mente remetia a imagens das trabalhadoras e trabalhadores argentinos. Pensei então em fazer esta homenagem ao povo e um tributo a banda que tanto gosto. Eles receberam muito bem o trabalho e fiquei feliz.

Assista ao vídeo da música 'Hablando de La Libertad':


FRS: Quais foram seus maiores desafios em 2020?

Rubah: Os meus desafios creio que foram os desafios da humanidade, sobreviver... se reinventar... e tentar refletir diante das nossas escolhas e posturas diante do mundo... a pandemia e o isolamento social trouxeram para a humanidade muitos desafios e para mim especificamente a necessidade de repensar em vários campos. Quanto ao trabalho musical vivemos as incertezas e as mudanças de grande impacto na forma de compor, produzir e escutar as canções, sons e novas tecnologias, tudo isso é bem desafiante.

FRS: O que você planeja para 2021?

Rubah: Estou com bastante composição... muitas ideias... muitas letras e muitas coisas já produzidas... agora é tentar viabilizar a gravação e lançamento. Tudo incerto devido ainda o distanciamento social e o alto custo da produção musical.

Assista ao vídeo da música 'Refúgio'



Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!