Big Up traz a mistura do reggae, rap e música brasileira em novo trabalho

6:00 PM

Big Up - Foto: Filipe Nevares
A Banda da Zona Sul de São Paulo já tem dois EPs e lançou recentemente o álbum Uni-Versos. O som, que une reggae e rap com a música brasileira suingada, traz também elementos do candomblé, do misticismo rasta e das vozes das ruas das periferias.

Big Up nasceu no bairro de Interlagos, em São Paulo. Seus primeiros passos datam de 2015 quando Gabriel Geraissati e Lucas Pierro formaram a banda de hardcore Ticana, que trazia covers do Charlie Brown Jr, até que a chegada de Ras Grilo fez finalmente surgir o trio de reggae e rap que mistura vários gêneros como rock, frevo, afoxé, forró, maracatu e baião. Assim como eles se intitulam, "o reggae que ouve o Brasil". As letras carregam mensagens positivas, além de elementos do candomblé, do misticismo rasta e das vozes das ruas das periferias.

Apesar do pouco tempo de estrada, a banda já tem no currículos dos EPs, "Guia" e "DOS". No final de 2017, eles lançaram o seu primeiro disco, batizado de “Uni-Versos”. As gravações contaram com Ricardo Guerra, percussionista da banda de Pepeu Gomes; Magno Brito, da Banda Sinara e acompanha a turnê Trinca de Ases, com Gilberto Gil, Nando Reis e Gal Costa; um texto na voz de Ras Bruno; André Azambuja, no Violão e Vina Jabuti. O disco traz faixas inéditas e outras que já estão nos trabalhos anteriores.

O primeiro single, "Xangô",  fez a banda ganhar proporções nacionais, sendo executado nas principais rádios do país, incluindo as redes Mix, Jovem Pan e Transamérica. Gravaram o clipe com a Okent Films, que teve veiculação em todos os canais de músicas da TV aberta e fechada. Recentemente, lançaram o clipe de "Eleva" e agora, se preparam para se apresentar no Carioca Club, em São Paulo no dia 15 de junho. O show será uma grande comemoração pelo três anos de carreira com uma performance de energia e, além de "Eleva", o repertório conta com outras faixas dos três trabalhos da banda. Conheça mais sobre a Big Up através da nossa entrevista:

FRS: "A Big Up é uma banda de reggae e rap que ouve música brasileira". Na sua opinião, qual a importância de fundir vários gêneros musicais em apenas um?

Suvas: Salve família da Female Rock Squad, Suvas aqui representando o Big Up, gratidão pela oportunidade. Em 2018, é quase impossível existir alguma tradição que não tenha sofrido nenhuma influência externa no decorrer da sua história, não só na música como em tudo, ainda mais se tratando do Brasil, um país totalmente miscigenado. Isso se reflete no nosso som e é totalmente orgânico e natural. Nós somos o que ingerimos, certo? Músicos produzem baseados no que ouvem e aqui a gente vai de Tupac a Gilberto Gil. 

FRS: As letras da Big Up têm mensagens extremamente positivas. O que significa para vocês levar palavras de esperança em tempos tão difíceis?

Suvas: Poxa, a gente fala o que a gente vive e o que a gente busca. Acredito que o fardo seja maior, há uma cobrança interna e externa para que a nossa postura seja condizente com as nossas mensagens. Queremos levar força pra quem precisa, sentimos que a humanidade está vivendo o fim dos tempos e que é o momento de despertar.

FRS: Falando sobre a composição do álbum "Uni-Versos", quais foram as principais inspirações?

Suvas: Nossa amizade, a admiração que sentimos pela vida e, principalmente, fortalecer o sentido da nossa existência.

FRS: Como funciona o processo de composição da Big Up? É um trabalho colaborativo ou cada um fica responsável por uma parte em particular?

Suvas: Totalmente colaborativo, nós três somos compositores. Na hora de arranjar e gravar, eu executo as ideias de nós três. Toco baixo, guitarra, bateria, teclado, violão. Mas todos participam por igual.

FRS: Qual a origem do nome "Uni-Versos"?

Suvas: Unir os versos, unir os universos dos três, universo. Papo de maluco, hahaha.

FRS: A banda já tem dois EPs lançados. Em quais aspectos o álbum "Uni-Versos" foi mais desafiador que os anteriores?

Suvas: O álbum é um compilado dos dois EP’s e mais algumas inéditas. Sentimos que unir os dois trabalhos anteriores e colocar mais algumas novas iria potencializar a mensagem e condensar tudo num único produto. Foi mais desafiador porque antes fazíamos tudo em casa, e no álbum regravamos baixo, percussão e vozes num estúdio de verdade hahaha. E um estúdio de verdade custa por hora um preço de verdade também haha, pressão! Mas rolou muito bem. Foi muito massa, um crescimento absurdo pra nós.

FRS: Qual faixa do novo trabalho mais representa a fase atual da banda?

Suvas: Cara, “O que eu nasci pra ser”, essa música nos representa muito.

FRS: Para finalizar, quais serão os próximos passos da Big Up?

Suvas: Trabalhar esse disco o máximo que pudermos, fazer clipes, tocar no rádio, dar entrevistas e já já entrar em estúdio pra fazermos o segundo álbum. Hahaha Amamos muito o nosso trabalho e queremos cada vez mais compartilhar bons momentos com as pessoas desse Brasil.

A Big Up lançou no dia 02 de junho, o clipe da música "Eleva". O vídeo, com direção de Derick Borba, mescla imagens gravadas em São Paulo e da banda ao vivo. Assista:


Big Up - Foto: Filipe Nevares
Big Up nas redes sociais

Onze20 e Big Up no Carioca Club Pinheiros
Data: 15 de junho (sexta-feira)
Horário: 23h
Local: Carioca Club Pinheiros
Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros - São Paulo 
Ingressos: clique AQUI 
Classificação etária: 18 anos

Posts Que Talvez Você Goste

0 comments

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!