Anime Friends 2016 teve a nostalgia como ponto central

11:34 AM

Entrada do Anime Friends 2016 - Foto: Constance Lizardo
Nostalgia foi o principal lema da 13ª edição da maior convenção de cultura pop da América Latina

Texto: Ingrid Natalie (twiiter: @ingridnatalie)
Fotos: Constance Lizardo e Talita Lazarini

Que a cultura nerd veio para ficar, isso não tem dúvida. O Anime Friends fortalece e solidifica ainda mais essa paixão passada de pai para filho. O evento, que é o maior da América Latina, chegou a sua 13ª edição e aconteceu nos dias 08, 09, 10, 15, 16 e 17 de julho no Campo de Marte em São Paulo. Aproximadamente 120 mil fãs de quadrinhos, cinema, séries, mangás, música, anime, cosplay e jogos de videogame apreciaram dezenas de atrações. Foram realizadas palestras com convidados nacionais e internacionais, grandes shows musicais com bandas japonesas renomadas, concursos mundiais de cosplay, feira de colecionáveis e de quadrinhos, exposição e campeonatos de videogames e bate-papo com youtubers. 

Nossa equipe conferiu de perto do show da banda Mr. Geek que tocou no dia 10/7. O quinteto paulistano é formado por Ric Sans (vocal), William Asato (guitarra), Gabriel Fox (guitarra), Dan Hisa (baixo) e Geovani Rodrigues (bateria). Eles entregaram uma excelente apresentação, executando suas próprias versões para músicas que marcaram séries, desenhos e animes. Além disso, convidaram algumas pessoas importantes para a carreira da banda. Ricardo Cruz cantou "Shooting Star", tema da série Cybercops. O vocalista Tiago Antonietto participou durante a música executar "Don't Stop Believing", super clássico do Journey relembrado na série Glee e em seguida "Hero" do filme Homem-Aranha. O público também ouviu a música "Lightbringer" do jogo League Of Legends com a participação de Paulo da banda Shadaloo. Eles finalizaram o show com uma homenagem ao jogo Sonic adventure tocando "Open Your Heart".

Banda Mr.Geek fez uma excelente apresentação no Anime Friends 2016 - Foto: Constance Lizardo
Também no dia 10/7 assistimos o show da banda Ryujin. Natural de Santos, o grupo conta em sua formação por Yuna (vocal), Edu Besson (vocal), Acácio (vocal), Artur (baixo), Dyego (bateria), Ivo Smith (guitarra) e Rafa (teclado). Eles fizeram uma performance com temas totalmente nostálgicos. Ouvimos os temas de abertura dos animes Sailor Moon, Sakura Card Captor, Inuyasha, Yuyu Hakusho. A banda colocou muita energia e disposição na performance. O público respondeu cantando alto e uníssono. Visivelmente emocionado, Edu agradeceu a todos presentes e pediu para que continuem propagando o amor pela cultura geek. Obviamente que o show não poderia ter terminado diferente. A clássica "Pegasus Fantasy", dos Cavaleiros do Zodíaco, deu os acordes finais de forma épica. 
Banda Ryujin se apresentando no Anime Friends 2016 - Foto: Constance Lizardo
Durante o decorrer do evento, podemos notar algumas mudanças bastante positivas em comparação ao ano passado. Quem vai ao Anime Friends sabe que para se alimentar lá dentro é necessário adquirir a moeda do evento. Por esta razão, a praça de alimentação foi totalmente reformulada, deixando todos caixas centralizados em apenas um lugar. Desta forma a fila caminhava mais rápido e isso sem contar o fato da disponibilização de máquinas de cartão de débito e acredito. Mais opções para o visitante! Na área de estandes, observamos que várias lojas realizaram promoções atrativas. A editora NewPop, por exemplo, vendeu alguns títulos de mangás a partir de R$5,00. A Panini não ficou atrás e também garantiu descontos de 30% para os compradores. Não sabemos se ocorreu devido ao momento econômico do país, mas esperamos que seja uma tendência. Infelizmente os action figures não sofreram alterações de preço, mas alguns lojistas parcelavam o preço em 3 ou até 12 vezes. 

Retornamos ao AF no dia 16/7. O clima não estava favorável, a chuva veio, mas não diminuiu a empolgação do pessoal. E não seria exagero nenhum em dizer que esse dia foi totalmente dedicado aos 30 anos da criação de  Cavaleiros do Zodíaco. Acompanhamos uma exibição cosplay baseada apenas na obra de Masami Kurumada. No final assistimos ao espetáculo "Cavaleiros In Concert" que teve a participação dos cantores Ricardo Cruz, Larissa Tassi, Rodrigo Rossi, Edu Falaschi (intérprete da versão brasileira do tema de abertura) e das vozes originais Nobuo Yamada e Yumi Matsuzawa. Yamada emprestou sua voz à canção "Pegasus Fantasy", uma das músicas mais famosas entre os fãs. Já Matsuzawa foi a responsável por cantar a música "Chikyuugi", tema de abertura da Saga de Hades, uma das três sagas principais do anime.Observamos vários fãs do anime emocionados, chorando e vibrando com as músicas. A banda Wasabi ficou responsável pela parte instrumental que bastante entrosada, empolgante e tecnicamente bem executada.

Assista ao vídeo de Pegasus Fantasy com o dueto de Nobuo Yamada e Edu Falaschi: 


Outro momento bastante especial foi a palestra dos atores Shouhei Kusaka (Jiban) e Takumi Tsutsui (Jiraya). Para Kusaka esta foi a sua primeira passagem em terras tupiniquins. O ator japonês ficou conhecido por interpretar o Policial de Aço Jiban, série criada em 1989 e que fez grande sucesso no país ao ser exibida pela extinta TV Manchete, a partir do ano seguinte. Em contrapartida, Tsutsui já desembarcou seis vezes no Brasil. Ele foi o protagonista da série Jiraya exibida no Brasil a partir de 1989, também pela TV Manchete, ganhando muitos admiradores por grande parte da década seguinte.

Shouhei Kusaka e Takumi Tsutsui realizaram um bate-papo com os fãs para relembrar momentos de seus marcantes personagens, contar um pouco de suas trajetórias, tirar fotos e distribuir autógrafos. Durante a palestra, Kusaka relevou que não tinha noção da popularidade do Jiban no Brasil até que vários fãs brasileiros o adicionaram no facebook. A TOEI convidou o ator para participar do concurso que escolheria o protagonista da série após fazer uma ponta em Jiraya. Mais de 3 mil pessoas participaram do teste. A produção pediu para que ele mostrasse alguma habilidade. Kusaka não era bom em artes marciais, mas era bom em ping-pong. Atualmente, o eterno herói trabalha gerenciando atores e realizando palestras.

Esquerda à direita: Takumi Tsutsui (Jiraya) e Shouhei Kusaka (Jiban) - Palestra no dia 16/07 - Anime Friends 2016 - Foto: Talita Lazarini
Não poderíamos deixar de destacar os cosplayers.  Além dos já tradicionais concursos da modalidade, pela primeira vez, o evento serviu como seletiva do World Cosplay Summit Brasil (WCS), etapa brasileira do maior campeonato de cosplay do mundo. A produção também preparou o Desfile Cosplay Kids, dedicado às crianças de até 10 anos que tem vontade de se vestir como seus personagens prediletos.

Cosplays de Ciclope e Jean Grey da série X-Men - Foto: Talita Lazarini

Cosplay da personagem Arlequina do filme "Esquadrão Suicida" -
Foto: Talita Lazarini
Cosplays de Sailor Saturno e Sailor Plutão - Foto: Talita Lazarini
O Anime Friends 2016 foi bastante satisfatório no aspecto geral. Vimos mudanças positivas, um público respeitador e o mais importante: a nostalgia, aquele sentimento bom de uma época feliz e muito marcante. Aguardamos ansiosamente pelo próximo ano. Vida longa aos amentes de mangás, quadrinhos, jogos, música e boa cultura! 



Posts Que Talvez Você Goste

2 comentários

  1. Vários anos depois estou lendo esta incrível matéria que me fez lembra de quando me apresentei pela banda Ryujin.
    Apesar da demora, muito obrigado!

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!