Anime Friends 2014 fecha a 11ª edição com muita música, cosplayers e palestrantes de alto nível

7:01 PM

Por: Ingrid Natalie e Talita Lazarini

Os nossos leitores já têm conhecimento da fascinação da nossa equipe por animes e mangás, e como boas geeks marcamos presença no Anime Friends 2014. O evento dedicado aos aficionados pela cultura pop japonesa é considerado o maior da América Latina e a sua 11ª edição aconteceu nos dias 17,18,19,20,24,25,26 e 27 de julho no Campo de Marte (Av. Santos Dumont, 2241 - Santana - São Paulo/SP). 

Foram mais de 200 atividades! Uma das mais populares é o concurso de cosplay, onde personagens de amine, mangá e games ganham vida em belas ou (muitas vezes) engraçadas apresentações no formato individual e grupo. Até acompanhamos a apresentação de uma cosplayer que montou um suporte para se fazer de "action figure". Cada vez mais observamos encenações bastante caprichadas e criativas. Além disso aconteceram feira de colecionáveis e de quadrinhos, exposição e campeonatos de videogames.

O público conferiu palestras com personalidades nacionais e internacionais. No dia 20/07 assistimos ao descontraído bate-papo da cantora You Kikkawa, que ganhou sucesso sendo uma idol através do Hello! Project. Essa foi a primeira visita dela em terras tupiniquins e certamente seu número de fãs cresceu após esbanjar simpatia, carisma e talento no show da noite anterior. Durante a palestra a artista contou sobre o início da carreira, respondeu perguntas dos fãs e até arriscou uns passos de capoeira.



Enquanto isso no palco Arena Friends, também do dia 20/07, rolava o show da banda Wasabi. Uma energia incrível tomou conta do espaço. O grupo formado por Carol Himura (vocal), Rafael Ribeiro (vocal), Raphael Pinheiro (bateria), Carlos Tsukada (guitarra) e Leandro Cruz (baixo), fez um setlist com vários temas de aberturas e fechamentos de animes prestigiados no Brasil, sem contar o medley saudosista com músicas de desenhos dos anos 90, entre eles "Ducktales", "Bayblade" e "Pokémon". Em seguida executaram "Let It Go", mega hit da atualidade, tema do filme "Frozen", da Disney. O final da performance foi marcada pela trilha sonora dos animes Naturo e Dragon Ball. 

Banda Wasabi durante apresentação no dia 20/6, palco Arena Friends. Foto: Ingrid Natalie
Certamente um dos shows mais empolgantes foi das meninas do grupo de ska rock Oreskaband. As 6 energéticas garotas de Osaka tem a mesma idade, disposição e talento com os instrumentos. Tudo começou na escola quando as amigas Ikasu (vocal e guitarra), Tomi (baixo e vocal), tae (bateria), SAKI (trompete), Moriko (saxofone) e Hayami (trombone) reuniram-se e formaram a banda. Elas realizaram uma deliciosa bagunça, elas até fizeram uma pequena palha de "Lepo Lepo", homenageando o Brasil, e em seguida tocaram "Tsumaki" música que faz parte da trilha sonora do anime Bleach.


No dia 25/07 assistimos a palestra de Ricardo e Rodrigo Piologo, criadores do Mundo Canibal. Os irmãos, bastante simpáticos e sorridentes, distribuíram autógrafos antes da conversa com os fãs e logo depois já se dirigiram para o palco Coskê. Eles contaram do surgimento do Mundo Canibal e realizaram alguns desafios como Vídeo Shock, depilação com silver-tape e plástica facial com elásticos chamando voluntários da plateia. Eles também mostraram alguns projetos novos, como Avaiana de Pau 2 e acompanhamos um dos vídeos mais recentes do canal, Irmãos Piologo, que mostrava Ricardo, caracterizado como Samara (personagem do filme 'O chamado'),  pregando uma peça no Rodrigo que revelou ter medo de filmes de terror.


O rock'n'roll marcou presença forte no Anime Friends 2014. Diversas bandas passaram pelo palco principal do evento, entre elas as bandas Backstage Queens (que já entrevistamos anteriormente) e Tihuana. Encontramos também um estande da 89 FM que foi parceira do Anime Friends esse ano.

A banda Rasengan nos impressionou! O grupo, original do Pará, fez um repertório recheado de heavy metal e hardcore.

banda Rasengan no Anime Friends 2014. Foto: Ingrid Natalie
ALMAH destilou toda a experiência e versatilidade do cantor, compositor e produtor Edu Falaschi, ex-vocalista do Angra, que já vendeu mais de um milhão de discos pelo mundo em sua carreira de 25 anos. Um dos momentos épicos foi na canção "Believer".


Shows de comédia stand-up foram a principal novidade do Anime Friends 2014. Diversos nomes importantes da comédia brasileira passaram pelo evento: Criss Paiva, Nil Agra, Davi Mansour, Gus Fernandes, Rogério Vilela, entre vários. Todos eles adaptaram as piadas seguindo a preferência da audiência, muitas referiram-se a desenhos, games e internet. O público aprovou logo de cara a nova atração e certamente terá presença na 12ª edição.

Rogério Vilela durante apresentação no dia 26/07, palco Coskê do Anime Friends 2014
motsu x DJ Kaya fizeram o Anime Friends 2014 uma pista de música eletrônica. Foto: Ingrid Natalie
O roteirista Chris Claremont, conhecido principalmente pelos seus 16 anos escrevendo os quadrinhos da série “X-Men” (de 1975 até 1991), esteve presente no evento no domingo, 27, às 18:00 horas, no Auditório Comic Fair para uma palestra aberta e tarde de autógrafos. Solto e visivelmente animado por participar do Anime Friends 2014, Chris contou com muita irreverência seu início na Marvel Comics. Ele revelou que começou como estagiário e que Stan Lee o contratou somente por não precisar pagar um salário a ele.

Chris Claremont durante palestra no Anime Friends 2014. Foto: Ingrid Natalie
No geral o evento foi extremamente satisfatório e proveitoso. O Campo de Marte favorece por ser espaçoso e confortável de caminhar, isso sem citar o fato de ser próximo as estações Santana e Carandiru do metrô. Todos os estandes ofereciam várias formas de pagamentos das compras. E para estas duas humildes repórteres, que frequentam esse tipo de evento a mais de 10 anos, foi como reviver aquele espírito de companheirismo e empatia instantâneo, quando você vira pro lado e do nada começa a conversar com a pessoa próxima apenas por possuírem um gosto em comum: animes e mangá.

Nobuo Yamada e Família Lima fecharam o Anime Friends 2014. Foto: Ingrid Natalie

Posts Que Talvez Você Goste

1 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!