Sobre cinema e música (parte 1)

7:34 PM

Por: Laura


Não, não vou te falar um site ótimo pra descobrir qual música tocou em determinada cena num filme...tenta o Orkut.


Música e Cinema têm uma relação que vai muito além da trilha sonora. Nós do Female Rock Squad vamos dar algumas dicas de filmes e documentários que falem da vida de músicos, das cenas musicais, ou que estejam de outras formas relacionados.


O primeiro a ser apresentado é um documentário chamado Screamers.



Documentário da jornalista Carla Garapedian e da banda System of a Down sobre o Genocídio Armênio, citando também outros genocídios do século XX, como o de Ruanda, Camboja, Darfur, Bósnia e o dos Judeus.


Intercalando com partes de apresentações da banda nos EUA e Europa, o documentário traz depoimentos de sobreviventes ao genocídio, especialmente o avô do vocalista Serj Tankian, estudiosos do assunto como a jornalista americana Samantha Power ou o jornalista armênio-turco Hrant Dink, autoridades e integrantes da banda que tentam o reconhecimento da ordem internacional de que os fatos ocorridos nessa época constituem um genocídio.



Para quem não sabe o que foi o Genocídio Armênio, chamamos o historiador, pesquisador da PUC de São Paulo e fã da banda, Heitor Loureiro para falar um pouco do assunto:


“O Genocídio Armênio foi a tentativa feita pelo governo do Império Turco-Otomano de exterminar todos os armênios que moravam dentro das fronteiras do Império, com o pretexto de que esses cristãos eram traidores do Governo e ajudavam o Império Russo, inimigo na Primeira Guerra Mundial. Os armênios foram organizados em colunas e marcharam centenas de kilômetros no deserto, rumo a lugar nenhum. Durante as deportações, cerca de 1,5 milhão de armênios morreram de fome, sede, doenças ou assassinados por tribos nômades e soldados do exército turco. Estima-se que um terço da atual República da Turquia seja historicamente, pertencente a Armênia (que hoje é apenas 10% do seu território histórico). Há outra estimativa que calcula que em aproximadamente 15 milhões de turcos de origem armênia que desconhecem sua ascendência. Por conta da magnitude dos números e em suas implicações históricas e legais, o governo da República da Turquia nega até hoje o ocorrido, classificando-os como ‘incidentes de guerra’”.


 E sobre o documentário:


 “Screamers (ou Gritadores) é o nome dado a todos aqueles que denunciam genocídios ou outros crimes contra a humanidade. Oportunamente, esse é o título dado ao documentário de Garapedian. A banda System of a Down foi certamente a maior responsável pela divulgação mundial deste que é conhecido como o “Genocídio Esquecido”. Os quatro integrantes, filhos de sobreviventes do Genocídio que ceifou a vida de 1,5 milhão de armênios entre 1915-1923, passam em suas músicas, shows e militância política todo o sofrimento de seu povo, bem como o sistemático negacionismo turco, que não admite ter empregado uma política de extermínio para com os armênios do Império Otomano.”


 


Poderia dizer que o documentário tem cenas chocantes, mas após assistir a única coisa que parece chocante é que mesmo depois de quase 100 anos ainda não foi reconhecido como Genocídio nem desmentido como tal, uma situação indefinida que causa diversos transtornos internacionais.


 O documentário foi exibido no país na Mostra de Filmes de São Paulo em 2007.


Trailer sem legendas:




 Mais informações:


POWER, Samantha. Genocídio: a retórica norte-americana em questão. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.


TOYNBEE. Arnold J. Atrocidades Turcas na Armênia. São Paulo: Paz e Terra, 2003.


 Filmes:


A Casa das Cotovias – por Paolo e Vittorio Taviani, 2007.


Ararat – por Atom Egoyan, 2002.


Mayrig – por Henri Verneuil, 1991.

Posts Que Talvez Você Goste

1 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!