Folks quer fazer a sua esperança "Despertar" em novo single

11:00 AM

Folks - Foto: divulgação

O mais recente single  prova porque o quarteto carioca é um dos grandes destaques do rock'n'roll independente. Eles já integraram os line-up dos festivais South By Southwest e Rock In Rio.

A música, principalmente o rock'n'roll, sempre nos surpreende com bandas com uma proposta sonora inovadora e criativa. Neste mar de possibilidades encontramos a banda Folks. O quarteto carioca nasceu em 2011 e justamente com essa vontade de trazer algo diferente do que já tinha sido feito em projetos anteriores. A formação atual conta com os músicos Kauan Calazans (vocal), Paulinho Barros (guitarra), PV (bateria) e Heitor Lemos (baixo).

O som da banda une rock'n'roll com pitadas de brasilidade. É possível reconhecer inspirações no rock setentista, grunge e hardcore. No entanto, eles mesmos definem suas influências como tudo que faça o coração bater mais forte e emanar o amor.

O registro de estreia "Folks" lançado em 2015 ganhou uma repercussão tão positiva que alcançou a marca de ser o 3º álbum de rock mais vendido no iTunes. Além disso, o show de lançamento aconteceu em uma das mais importantes casas de shows do Rio de Janeiro, o Imperator.

Sucesso de público e crítica, a banda vem fazendo excelentes performances por todo o Brasil o que resultou em um convite para tocar no aniversário de 30 anos de um dos mais célebres festivais do mundo, o South by Southwest, que acontece em Austin, Texas (Estados Unidos), dividindo o palco com Iggy Pop, Josh Homme (Queens of the Stone Age), The Cult, Wolfmother, Deftones, Bloc Party entre outros, realizando pela primeira vez uma tour internacional. Se não bastasse, em 2019, Folks tocou no Rock In Rio, um dos maiores festivais do mundo.

Recentemente o quarteto divulgou seu mais recente single, "Despertar". Um rock suave e encantador, com uma letra positiva. É daquelas músicas que certamente fará você se identificar com seus sentimentos.

Conversamos com o vocalista Kauan Calazans que nos detalhou sobre a produção do novo single e a respeito do momento atual da banda. Confira o nosso bate-papo logo abaixo: 

FRS: Primeiro queremos saber mais sobre o início da banda. Como vocês se conheceram e decidiram iniciar o projeto?

Heitor Lemos: E aí galera, eu que agradeço a oportunidade de falar um pouco da Folks pra vocês! A banda começou em 2011. Na verdade, todos já eram da cena independente de bandas do Rio de Janeiro e nos conhecemos na estrada em época de outros projetos. Até nos reunirmos com a ideia de formar uma banda com uma sonoridade diferente do que todos nós já tínhamos feito e fomos pro estúdio levar um som. Foi tão legal que de imediato já começamos a compor e de lá pra cá muita coisa rolou.

Nosso primeiro disco lançado em 2015 chegou a ser o terceiro mais vendido no iTunes, tocamos em diversos estados do país, fizemos uma turnê nos Estados Unidos quando fomos convidados pra nós apresentar no aniversário de 30 anos do SXSW, um dos festivais mais respeitados do mundo, dividimos palco com The Kooks, Imagine Dragons, Nickelback, Taking Back Sunday, We The Kings, Marky Ramone, Never Shout Never, O Rappa, Detonautas, Frejat entre outros. Além de termos realizado o sonho de ter sido convidado pra tocar na última edição que rolou do Rock in Rio.

FRS: Quais são as principais influências para a Folks?

Kauan Calazans: Acho que acima de tudo a vivência! Pode parecer que não, mas isso ajuda muito na hora da composição. Em termos de som, queremos cada vez mais nos aproximar da nossa brasilidade, do swing carioca e fazer a galera entrar nessa frequência! As bandas que tenho mais ouvido e que colaboram com isso são bandas como The Black Crowes, Kaleo, Red Hot Chili Peppers, Paralamas, Barão Vermelho entre outros.

FRS: Como é a dinâmica de composição para vocês? Existe alguém responsável pela letra e/ou melodia ou é um processo colaborativo?

Kauan Calazans: Geralmente o Paulinho Barros (guitarrista) me envia uma base com voz e violão só fazendo a melodia e eu escrevo a letra por cima, depois nos encontramos todos e montamos os arranjos. O que acontece também é do Pv (baterista) enviar um instrumental completo e fazermos uma melodia e letra em cima.

FRS: Nos fale dessa experiência de tocar no SXSW e no Rock In Rio. Como aconteceu e qual foi o sentimento da banda?

Kauan Calazans: Nós dois casos recebemos um e-mail do festival nos convidando pra nós apresentar.  Primeiro no SXSW foi inesperado demais, obvio que nunca nos limitamos pra onde levar nosso som, mas tínhamos acabado de lançar o primeiro disco quando houve o convite, então fizemos alguns shows pelos Estados Unidos , todos 100% autorais e em português. E claro que o Rock in Rio foi um grande sonho realizado, ficamos lisonjeados de ter um pedacinho na linda história do maior festival do mundo!


Assista a um trecho da banda no Rock In Rio:


FRS: Vocês lançaram recentemente o single "Despertar" que inclusive chegou na playlist oficial do Spotify, "Pátria Rock". Na sua opinião, o que torna essa música tão especial?

Kauan Calazans: Acho que é uma nova fase nossa, estamos realmente conseguindo colocar nas nossas músicas a nossa brasilidade, além de passar uma mensagem de esperança nesse momento tão delicado e inesperado que a humanidade está vivendo. A gente tenta plantar sementes através da musica.

FRS: Qual o sentimento da banda de ter recebido uma repercussão bastante positiva com o novo single?

Kauan Calazans: Estamos muito felizes, espero que as pessoas realmente se apropriem dessa música e da mensagem dela, e que de alguma forma elas possam se sentir melhor. Seja dançando no swing que ela tem ou analisando a letra, o mais importante é estarmos na mesma frequência!

FRS: Para finalizar, o que a Folks mais almeja alcançar dentro da música?

Kauan Calazans: Estamos sempre batalhando pra expandir nosso som, mas o mais importante de tudo é realmente fazer o que acreditamos e nunca escapar da nossa verdade. Enquanto for verdadeiro irá durar!


Assista ao lyric vídeo da música "Despertar", recente lançamento da banda:


Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!