Autoramas comenta sua louvável trajetória no rock nacional

10:00 AM

Autoramas - Foto: Paulo Aguiar
O incansável quinteto carioca comemora 20 anos de carreira e promete show empolgante no Lollapalooza Brasil 2019

Texto: Ingrid Natalie (instagram: @femalerocksquad)

Manter um projeto firme por 2 décadas é uma realização para poucos. Autoramas não só conseguiu esse feito, mas também continua sendo uma das mais importantes bandas do cenário independente brasileiro. A explicação pode estar em sua sonoridade que mistura rock'n'roll de garagem, new wave e surf ou talvez nas melodias e refrões inspirados ou até mesmo na sua energia contagiante nos palcos. Não por acaso, a banda ganhou 3 prêmios no VMB da MTV em 2005 e recebeu o título de "melhor show do ano" em 2013 pela apresentação no Rock In Rio. Mas, não pense você que Gabriel Thomaz (vocal e guitarra), Érika Martins (vocal, teclado e guitarra), Fábio Lima (bateria) e Jairo Fajersztajn (baixo) cogitam em desacelerar.

Autoramas carrega no currículo 8 álbuns de estúdio e 2 DVDs, isso sem contar os singles e coletâneas lançados. O registro mais recente é intitulado "Libido" (2018), oitavo álbum de uma carreira bem consolidada, que celebra vinte anos de estrada e acumula inúmeras turnês internacionais. O nome do álbum se refere justamente a disposição da banda que afirma estar “a libido lá em cima”. Eles também comentam que neste disco se aproximaram mais de como o Autoramas soa ao vivo e que dessa vez captaram o verdadeiro espírito. Os fãs poderão conferir toda essa energia no Lollapalooza Brasil, onde o quarteto carioca será uma das grandes atrações. Veja a nossa entrevista com Gabriel Thomaz:

FRS: Primeiramente, queremos parabenizar pelos 20 anos de banda completos em 2018! Qual a lembrança mais marcante em toda a carreira do Autoramas? 

Gabriel Thomaz: Muito obrigado!!!! Nossa. Difícil escolher só uma lembrança. um dos momentos mais emocionantes com certeza foi ouvir o Tributo ao Autoramas q saiu no fim de 2018, 41 bandas tocando nossas músicas foi lindo de ouvir.

FRS: Inclusive, vocês receberam um belíssimo tributo intitulado "A 300km por Hora". Qual o sentimento da banda ao ganhar essa homenagem?

Gabriel Thomaz: Pra mim, Gabriel, foi muito emocionante. As versões ficaram sensacionais e ficamos muito honrados com a dedicação de todas as bandas e artistas. São muitas músicas, foi maravilhoso ouvir as releituras. Agradeço muito ao Rafa e à Debbie que organizaram tudo isso. Fui a última pessoa a saber do Tributo e pra mim foi uma grande surpresa. Já ouvi falar que querem fazer um volume 2! 

FRS: 2018 foi um ano ainda mais especial também pelo lançamento do oitavo disco de estúdio, "Libido". O que foi mais desafiador ao escrever esse álbum?

Gabriel Thomaz: Na verdade foi um grande prazer fazer esse disco, que considero nosso melhor álbum. O título tem tudo a ver com o momento da banda, pois depois de 20 anos de relacionamento, ainda estamos com a libido lá no alto!

FRS: Qual faixa de "Libido" mais descreve a fase atual da banda?

Gabriel Thomaz: Complicado escolher só uma, cada faixa tem uma personalidade própria. Tenho um carinho especial pela faixa de abertura "Sofas, Armchairs and Chairs", que tem todos os elementos da fórmula inicial do Autoramas: batida dançante, baixo distorcido, efeitos doidos na guitarra e vocais masculinos e femininos.

FRS: Vocês tem uma larga experiência em festivais, como por exemplo Rock In Rio (2013). Como vocês se preparam para grandes festivais? É uma sensação diferente do que shows solo?

Gabriel Thomaz: Já tocamos 3 vezes no Rock In Rio, fomos headliners de todos os festivais independentes do Brasil e já tocamos também em grandes festivais lá fora como o Primavera Sound, em Barcelona, Vive Latino na Cidade do México e Hipsville na Inglaterra. adoramos os grandes palcos e nos sentimos muito à vontade. Além de todo o esquema de organização e som, adoramos a bagunça q rola entre as bandas no backstage, somos uma banda de festa, né? hahahaha

FRS: Autoramas será uma das atrações do Lollapalooza Brasil 2019. O que os fãs podem aguardar da apresentação?

Gabriel Thomaz: Vamos entrar pra arrebentar. Nossa primeira vez no Lolla não vai passar em branco.

FRS: Finalmente, quais serão os próximos passos da banda para 2019?

Gabriel Thomaz: São muitos, só de pensar já fico cansado. temos muitos shows pelo Brasil e também turnê de um mês na Europa a partir de Abril com 3 festivais na Inglaterra, um na Alemanha e outro na Espanha, além de shows por esses países e também na França. Vou lançar um disco também da minha banda instrumental, Gabriel Thomaz Trio, que está quase pronto!

Ouça "Libido" na íntegra:




O festival chegou ao Brasil em 2012 e desde 2014 acontece no Autódromo de Interlagos em uma área de 600 mil metros quadrados, onde as apresentações acontecem em quatro palcos simultâneos. Em 2018, o Lollapalooza Brasil teve seu recorde de público. Nos três dias de festival, 300 mil pessoas lotaram o Autódromo de Interlagos e vivenciaram uma experiência única com mais de 70 atrações nacionais e internacionais.

A oitava edição deste que é um dos mais importantes eventos de música e experiência do mundo, contará com os headliners Arctic Monkeys, Tribalistas, Sam Smith e Tiësto no dia 5 de abril; Kings of Leon, Post Malone, Lenny Kravitz e Steve Aoki, no dia 6 de abril; Kendrick Lamar, TWENTY ØNE PILØTS e Dimitri Vegas & Like Mike no dia 7 de abril.

As entradas para o Lollapalooza Brasil 2019 podem ser adquiridas pelo site www.lollapaloozabr.com, bilheteria oficial (sem taxa de conveniência – Credicard Hall, em São Paulo) e nos pontos de venda exclusivos: Km de Vantagens Hall Rio de Janeiro e Km de Vantagens Hall Belo Horizonte.

Posts Que Talvez Você Goste

0 comments

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!