Pearl Jam faz show impecável em São Paulo

4:05 PM

Pearl Jam durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy
Nem vento, nem chuva e muito menos os raios foram capazes de parar a intensa energia do quinteto de Seatle que tocou no Morumbi no último sábado, 14/11.

Texto: Ingrid Natalie (twitter: @ingridnatalie)

O Estádio do Morumbi, São Paulo, recebeu mais uma vez neste último sábado, 14/11, o Pearl Jam. Esta é a quarta passagem do quinteto de Seatle na terra da garoa, sendo a última durante a segunda edição do festival Lollapalooza Brasil em 2013, e pode-se garantir de que não faltaram novidades e surpresas. A primeira delas é a divulgação do mais recente álbum do grupo, "Lightning Bolt" (2013), e um palco com ambientação bastante intimista. Isso sem citar os excelentes tributos que a banda executou ao longo da performance.

Pearl Jam subiu ao palco aproximadamente às 20:45 já dedilhando os acordes de "Long Road" e em seguida veio "Of The Girl". O setlist é sempre uma caixinha de surpresa uma vez que a banda americana é conhecida por nunca repetir o repertório. Morumbi estava quase todo preenchido, haviam pouquíssimos espaços nas arquibancadas. Pista premium e comum completas em sua totalidade.

Um dos primeiros momentos marcantes foi antes da execução de "Love Boat Captain" onde Eddie faz uma homenagem as vítimas da tragédia em Paris. "Do The Evolution" caiu como uma luva nesta hora já que a letra da música trata de como somos moldados por ideologias políticas e religiosas. Depois iniciou-se um verdadeiro festival de pulos e jogadas de cabelo com uma sequência pesada: "Hail Hail", "Why Go", "Getaway" e "Mind Your Manners".

Mike McCready realizou solos maravilhosos no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy
Em "Lightning Bolt" aconteceu um show de luzes no palco, assemelhando-se a um céu estrelado. Até aquele instante o clima estava contribuindo para um prosseguimento tranquilo do show. No entanto, uma leve brisa se transformou em ventania e trouxe junto raios, o que fez a banda ficar extremamente preocupada com a segurança do público. O vento também estava movimentando as estruturas do palco. Era possível notar os telões balançando. Eddie constantemente intervia perguntando se todos estavam bem. Em um improviso, para conseguirem ajeitar o palco devido a chuva, teve a inserção da versão acústica da música "Elderly Woman Behind a Counter In a Small Town", apenas com Eddie tocando.

Jeff Ament e Stone Gossard durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Crédito: Elton Jeremy
Matt Cameron durante show no Morumbi - 14/11/2015 - Créditos: Elton Jeremy
Após a produção avisar sobre 10 minutos de intervalo Pearl Jam voltou e fez uma sequência para fã nenhum botar defeito: "Even Flow", "Come Back" e "Swallowed Whole". O guitarrista Mike McCready se jogou no público, que respondeu com abraços e alegria. Os sucessos "Given To Fly", "Jeremy", "Betterman" e "Reviewmirror" não poderiam ficar de fora e foram cantadas a plenos pulmões pelos fãs.

Uma das surpresas da noite foi o cover de "Imagine" de John Lennon. Eddie pediu para nunca esquecermos da mensagem dessa música e que acendêssemos os celulares. Imediatamente o Morumbi se encheu de luzes. A atmosfera emocionante que se formou no estádio continuou ao som de "Sirens", uma das composições mais suaves do Pearl Jam. Logo o termômetro subiu de novo quando a banda tocou as empolgantes "Whipping", "I Am Mine", "Blood" e "Porch".

Já se aproximando do final do show, tivemos a execução de um dos hinos do Pearl Jam, "Alive". O público foi ao delírio e cantou em coro uníssono. Com as luzes do estádio acessas a banda tocou "Rockin' in the Free World" (cover de Neil Young),  a encantadora "Yellow Ledbetter" e quase não querendo ir embora "All Along the Watchtower" (cover de Bob Dylan).

Por que o Pearl Jam atrai tantos seguidores fieis a mais de duas décadas? Razões são várias. Talvez a explicação se encontre na singular voz e carisma de Eddie Vedder ou nos solos e riffs de guitarra precisos de Mike McCready ou no extremo talento de Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron.  A verdade é que foram 3hrs10min de uma apresentação absolutamente perfeita tecnicamente, mesmo com os contratempos que aconteceram.

Setlist completo:
1. "Long Road"
2. "Of the Girl"
3. "Love Boat Captain"
4. "Do the Evolution"
5. "Hail Hail"
6. "Why Go"
7. "Getaway"
8. "Mind Your Manners"
9. "Deep"
10. "Corduroy"
11. "Lightning Bolt"
12. "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town"
13. "Even Flow"
14. "Come Back"
15. "Swallowed Whole"
16. "Given to Fly"
17. "Jeremy"
18. "Better Man"
19. "Rearviewmirror"

1° Encore

20. "Footsteps"
21. "Imagine" (cover de John Lennon)
22. "Sirens"
23. "Whipping"
24. "I Am Mine"
25. "Blood"
26. "Porch"

2° Encore

27. "Comatose"
28. "State of Love and Trust"
29.  "Black"
30. "Alive"
31. "Rockin' in the Free World" (cover de Neil Young)
32. "Yellow Ledbetter"

33. "All Along the Watchtower" (cover de Bob Dylan)

Posts Que Talvez Você Goste

0 comments

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!