Fábio Gracía: 'colecionar quadrinhos é para todas as idades'

7:58 PM


Comic Shops: um conceito que está crescendo e por isso fomos saber mais conhecendo a Comic Boom

Por: Ingrid Natalie (twitter: @ingridnatalie)

O termo "geek" já é empregado mundialmente, mas muitas pessoas ainda desconhecem o significado. A palavra, datada de 1876, é de origem inglesa e anteriormente era usada para denominar pessoas com comportamento incomum ou que realizavam performances bizarras como arrancar a cabeça de uma galinha viva com os dentes ou comer insetos, em inglês "bugs". Aí, você pergunta: que comparação pode ser feita com os tempos de hoje? Pois bem. A ligação surgiu devido ao termo "bugs" que, na linguagem da informática, refere-se aos erros do sistema operacional do computador e consequentemente a gíria "geek" para aqueles que caçam os erros do computador, finalmente ganhando uma conotação positiva.

Hoje em dia além, de se designar aos aficionados por tecnologia, "geek" também está conectado as pessoas que são apaixonadas por quadrinhos, livros, mangás, séries e animes. Diferentemente do início do século XX, os geeks tornaram-se muito mais comuns do que se imagina. Grande parte deve-se ao alcance dos filmes de super-heróis como X-Men, Homem-Aranha e, mais recentemente, Os Vingadores que bateu recorde de bilheteria. A popularidade de séries como Game Of Thrones, Breaking Bad e The Big Bang Theory também contribui para a expansão dessa cultura. No entanto, o segredo a longevidade da cultura geek concentra-se na herança: é algo passado de pai para filho.

Com intuito de continuar a perpetuar todo esse amor, nota-se que cada vez mais são construídas lojas aonde podem ser disponibilizados materiais para esse fãs. Na zona leste de São Paulo encontramos a Comic Boom localizada na R. Tijuco Preto,361, no bairro do Tatuapé. Lá encontramos camisetas, bonecos de personagens icônicos, como Darth Vadder por exemplo, e claro quadrinhos e mangás. Nossa equipe bateu um papo com Fábio Gracia, dono da Comic Boom, que contou sobre como começou a loja e o  futuro do mercado geek no Brasil. Confira o vídeo abaixo:


Colecionar quadrinhos e/ou mangás, acima de qualquer coisa, é incentivar a leitura e disseminar cultura e informação. Algo que para uma pátria que se intitula "educadora" ainda precisa de muita coragem para seguir essa trilha. Esperamos que surjam mais pessoas como o Fábio surjam para mudar esse aspecto e acabar com preconceito de que quadrinhos são somente para crianças ou adolescentes. Por isso, viva todas as comic shops espalhadas pelo Brasil! Você pode conhecer mais sobre a Comic Boom no facebook: https://www.facebook.com/comicboom






Quer encontrar geeks? Então perca a Comic Con Experience 2015. A convenção acontece no Brasil com atividades semelhantes  das comic cons realizadas em diversas partes do mundo, e reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabilia, ficção científica e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo geek e da cultura pop. O evento é organizado pelo Omelete, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. Em 2014, a CCXP reuniu 97 mil pessoas e as principais empresas e artistas do mercado, tornando-se o maior evento do gênero na América Latina. Em 2015, acontecerá de 03 a 06 de dezembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center. A venda dos ingressos será iniciada em junho. Para saber mais, acesse: www.ccxp.com.br

Posts Que Talvez Você Goste

0 comments

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!