Dani Nolden conta sobre planos de novo disco do Shadowside

4:53 PM

Dani Nolden durante show em show na Europa – foto: divulgação
Por: Ingrid Natalie (@ingridnatalie)

Não é exagero nenhum em afirmar que Shadowside é uma das bandas brasileiras mais importantes no cenário heavy metal e que “Inner Monster Out”, seu último trabalho de estúdio, foi o principal responsável por esse estouro. O disco foi considerado um dos melhores discos lançados em 2011, não é a toa que ganhou vários prêmios no Japão e Estados Unidos, além de garantir uma turnê ao junto com as bandas W.A.S.P., Helloween e Gamma Ray. Dani Nolden, dona dos vocais do grupo santista, foi eleita musa  e uma das melhores cantoras de rock/metal do país.

Após esses três longos de intensa promoção de "Inner Monster Out", a banda planeja entrar em estúdio no final deste ano ou no início de 2015 com o intuito de gravar um novo álbum de inéditas. No que depender de Dani Nolden (vocal), Raphael Mattos (guitarra), Fabio Carito (baixo) e Fabio Buitvidas (bateria) o próximo material continuará fazendo de Shadowside referência do Brasil pelo mundo a fora. Veja nossa entrevista com a simpática Dani Nolden, que nos revelou detalhes sobre os 

FRS: Após três discos de estúdio e uma bem-sucedida turnê mundial, como você avalia a evolução da banda até agora?

Dani Nolden: Eu sinto que estamos muito mais confiantes hoje, sem medo de arriscar ou de colocar exatamente o que temos vontade nas nossas músicas. Não sentimos mais a necessidade de brilhar individualmente, de colocar nas músicas passagens que nos engrandecem como músicos, mas que não combinam com a música como um todo. A ideia de “banda” está muito clara nas nossas mentes. Olhamos sempre na mesma direção, que é o sucesso da banda. Hoje nossa preocupação é em fazer álbuns que temos prazer em tocar ao vivo e em apresentar um show com muita energia para o público. 

FRS: "Inner Monster Out" é sucesso de crítica e vencedor de vários prêmios. Qual é o diferencial deste álbum na sua opinião?

Dani Nolden: Maturidade e uma visão clara de qual é a nossa identidade como banda. Nós abraçamos as diferenças musicais e temos como objetivo agradar completamente aos quatro membros da banda, porém nós temos gostos bem diferentes entre nós, o que nos obriga a criar uma coisa diferente do que estamos acostumados a escutar e que nos agrade mesmo assim. Talvez esse seja o motivo do álbum ter nos levado tão longe, aos álbuns mais vendidos no Japão, aos mais tocados nos Estados Unidos... se agrada a quatro pessoas que gostam de coisas opostas, talvez tenha agradado a vários grupos de fãs também.

FRS: Em "Inner Monster Out" há uma versão de "Inútil", clássico do Ultraje A Rigor. O que motiva a banda a gravar músicas de outros artistas?

Dani Nolden: Nesse caso específico, nós queríamos fazer uma música em português, porém eu nunca escrevi letras em português… quero muito tentar algum dia, porém durante a composição do “Inner Monster Out”, não tive tempo de me dedicar a isso pois tinha todo o restante do álbum pra escrever. Então, a ideia da “Inútil” apareceu, primeiro porque admiramos a carreira do Ultraje e depois porque a letra de “Inútil” ainda combina tão bem com o nosso Brasil! Achamos que uma versão metal da música ficaria excelente e ainda tivemos a honra de ter a participação do próprio Roger na versão… foi sensacional ter uma lenda como ele gravando conosco!

FRS: Lemos que Shadowside planeja um novo álbum. Você acredita que o próximo trabalho será mais desafiador?

Dani Nolden: Não mais que todos os outros… todos são desafiadores! Talvez o próximo seria mais complicado se nos preocupássemos com o sucesso do “Inner Monster Out”… nesse caso teríamos o desafio de fazer algo ainda melhor, mais bem aceito, porém nós não pensamos dessa forma na hora de compor. É claro que sempre buscamos algo melhor, nós sempre deixamos de lado, por exemplo, as músicas que consideramos piores que a melhor do álbum anterior… assim nos certificamos de que gostaremos mais do novo trabalho. Mas como tudo se trata de opinião, temos que considerar apenas a nossa, porque somos nós que vamos apresentar esse trabalho e somos nós que vamos tocar essas músicas durante os próximos anos, então temos que genuinamente gostar delas, do contrário seria algo forçado e nada espontâneo!

FRS: Durante essa longa turnê, vocês tiveram a oportunidade de já esboçar alguma música nova?

Apresentação histórica no renomado Olympia, em Paris (FRA) – foto: divulgação
Dani Nolden: Não entre nós, porém individualmente já estamos compondo. Quando encerrarmos os shows do “Inner Monster Out”, nos juntaremos para compor como banda, focados, pensando apenas no trabalho novo. Não gostamos de fazer shows enquanto estamos compondo, porque tira um pouco da concentração, gostamos de trabalhar em material novo nos dedicando a ele o tempo todo… ensaiando apenas essas músicas, sentindo como elas vão ficar ao vivo. 

FRS: Há possibilidade de trabalhar novamente com o produtor Fredrik Nordström?

Dani Nolden: É quase uma certeza! Antigamente, nós havíamos decidido que não repetiríamos produtores, por sentirmos que precisávamos sempre de alguém desconhecido, que ainda não soubesse qual era o nosso limite, para que ele nos empurrasse ainda mais. Porém mudamos de ideia com o Fredrik porque tudo fluiu bem demais e o trabalho foi curto. Sentimos que, dessa vez, ainda há muito a ser descoberto musicalmente dessa parceria, além dele ser um cara que escuta o que a banda quer e deixa que a banda se expresse musicalmente sem tentar nos influenciar. Sem dúvida alguma ele soube tirar o nosso melhor e confiamos nele plenamente, então é muito provável que o próximo trabalho seja com ele na produção novamente.

FRS: Obrigada mais uma vez pela oportunidade e você pode deixar sua mensagem aos fãs!

Dani Nolden: Obrigada novamente pelo espaço e apoio! Fiquem ligados no nosso site oficial em www.shadowside.ws, pois anunciaremos mais datas de show antes de entrarmos em estúdio para gravar material novo. Espero vê-los em breve em algum lugar do país!

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!