República: 'estamos vivendo nosso melhor momento'

5:18 PM

Banda República provando a qualidade do metal nacional


Texto: Ingrid Natalie ( )

A banda República nasceu a 20 anos, em meados de 1991, na cidade do Rio de Janeiro e hoje continua sendo uma das maiores referências do heavy metal e hardrock brasileiro. Sua formação atual conta com Luiz Fernando Vieira (guitarra), Marco Vieira (baixo), Jorge Marinhas (guitarras), Gabriel Triani (bateria) e Leo Belling (vocal). Em 2011 o quinteto viveu um dos momentos mais especiais pra qualquer apreciador de um bom rock'n'roll, eles abriram para o Deep Purple. Atualmente estão a todo vapor na preparação  para o show no Lollapalooza Brasil 2013 no dia 31/03, data escolhida também para o lançamento do novo trabalho com a produção de Luis Paulo Serafim.

Uma das curiosidades é que as novas composições deram a oportunidade do convite para a apresentação no festival. "Mostramos o material que estamos gravando para algumas pessoas da produção do festival e o convite surgiu. O 'timing' do festival é perfeito para nós podermos mostrar o novo trabalho", afirmou o guitarrista Luiz Fernando Vieira. Além dessas curiosidades, ele também nos contou mais detalhes sobre a produção do novo álbum, a contribuição da banda na volta da 89FM e surgimento de boas bandas para o rock'n'roll nacional.

FRS: A banda tem 2 décadas de carreira, qual momento mais memorável dessa trajetória?

Luiz Fernando: "Acreditamos que estamos vivendo nosso melhor momento. Estamos gravando o que consideramos nosso melhor trabalho. O República já teve muitos momentos memoráveis como quando abrimos shows do Deep Purple aqui no Brasil, mas temos certeza que o melhor está por vir. O Lollapalooza será muito especial para nós".

 FRS: República já abriu para diversas bandas, incluindo Deep Purple dentre outras. Rola aquele sentimento de fã por estar no mesmo palco junto com uma de suas influências? 

Luiz Fernando: "Sem dúvida. Estar tocando e olhar para trás e ver o Backline do Deep Purple montado ao lado do nosso equipamento, foi incrível. Uma verdadeira honra! Oportunidades como essa nos dão muita satisfação, mas também muita responsabilidade. E isso é bom. Faz a banda evoluir".

FRS: Vocês estão preparando um novo álbum que está sendo gravado no próprio estúdio da banda, qual é a sensação de poder "dentro da própria casa"? 

 Luiz Fernando:   "É ótimo. Podemos trabalhar com muita calma e dedicar muito tempo em busca do máximo de qualidade e sonoridade possível. Está sendo uma experiência incrível. Poder prestar atenção aos mínimos detalhes, realmente está fazendo uma diferença enorme. Ter nossa própria "casa" é um privilégio que queremos "fazer valer", produzindo nosso melhor trabalho". 

 FRS: O que os fãs podem esperar deste novo trabalho?

Luiz Fernando: "Uma sonoridade única no atual cenário do rock. Depois das últimas alterações em nossa formação, com a entrada do novo vocalista, o Leo Belling, e o do novo baterista, o Gabriel Triani, acho que conseguimos chegar ao nosso melhor momento. O álbum está ficando realmente especial e temos certeza que os fãs vão curtir muito. Estamos sentindo isso em cada show onde mostramos as novas músicas. O Lolla será certamente a grande "premier" do novo álbum".  

 FRS: É conhecida a forte ligação que a banda tem com a 89 FM, como foi poder contribuir para a volta da Rádio Rock?

Luiz Fernando: "Foi realmente muito bom ter a 89 Rock de volta! A rádio faz parte de nossa história e adoramos poder ter ajudado nesse retorno. São Paulo merecia uma emissora de Rock com a qualidade da 89. O que mais queremos agora é terminar o nosso novo álbum e ouvir as novas músicas tocando lá. Long Live 89 FM !!!"

FRS: Desde 2009 vêm surgindo boas bandas brasileiras, na sua opinião o rock brasileiro está sofrendo uma renovação?

Luiz Fernando: "Sim. E uma renovação com muita qualidade. Temos tocado em festivais com muita gente boa. Acho que está acontecendo um fenômeno como na década de 80. E isso é normal. Tudo na vida é cíclico. O Rock está de volta  e com muito vigor. Não só aqui, como no mundo todo. E só olhar quantas bandas novas de qualidade estão surgindo e quantas bandas clássicas estão de volta com álbuns excelentes. O Lollapalooza deste ano será uma grande vitrine desta nova cena do Rock mundial". 

FRS: Nos conte mais sobre o convite para o show no Lollapalooza, como surgiu e há algo no setlist que pode ser revelado?

Luiz Fernando: "Mostramos o material que estamos gravando para algumas pessoas da produção do festival e o convite surgiu. Ficamos muito felizes quando o convite oficial chegou. Sabemos da importância e da história do Lollapalooza. Especialmente sua tradição em lançar novas bandas e novos trabalhos. O 'timing' do festival é perfeito para nós podermos mostrar o novo trabalho". 

Sobre o setlist podemos dizer que apresentaremos uma grande parte do novo álbum, e também faremos algumas homenagens ao rock tocando músicas de bandas que são nossas influências…  Quem gosta de Rock vai curtir, O República garante um show vigoroso e Rock'n'Roll !!! Abs a todos, obrigado pela oportunidade,  e até o Lolla ! "

A equipe do FRS agradece imensamente a Luis Fernando Vieira e todos da Agência África para a realização desta matéria.

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!