Black Sabbath fecha turnê no Brasil debaixo de muita água

7:30 PM


Chuva não deu trégua, mas também não impediu um excelente show dos pioneiros do heavy metal

Texto: Ingrid Natalie (instagram: @umaingrid) 

Aproximadamente 65 mil pessoas foram ao Estádio do Morumbi no último domingo, 04/12, para acompanhar o que pode ter sido uma das últimas apresentações do Black Sabbath no Brasil. Não por acaso, a turnê se chamou "The End". Porém, o sentimento dos fãs foi apenas um: o legado da banda pioneira do heavy metal jamais terá fim. Afinal, é impossível deixar no esquecimento uma carreira de mais 4 décadas e de aproximadamente 70 milhões de discos vendidos pelo mundo. 

Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler, ao lado do tecladista Adam Wakeman e do baterista Tommy Clufetos (substituto de Bill Ward desde 2012) prepararam uma produção de encher os olhos. Os britânicos mostraram serviço ao começar o show com "Black Sabbath", faixa título do álbum de estreia da banda lançado em 1970. Ozzy fez sua primeira interação com os fãs dizendo, "God bless you all" (Deus abençoe todos vocês). O repertório que priorizou os primeiros discos do Sabbath seguiu sem alteração do que foi executado anteriormente em Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro. As músicas "Fairies Wear Boots", "Into The Void" e "After Forever" deram sequência ao setlist.


A chuva que até o momento era apenas uma garoa começou a cair mais intensamente em "Snowblind". Banda e público mantiveram o mesmo nível de energia apesar do aguaceiro. Ozzy aproveitou a chance para apresentar os músicos e fazer uma brincadeira cantando "I'm singing in the rain". Sem tempo para diminuir o ritmo,  a sensacional "War Pigs" foi executada em coro uníssono. "NIB" foi outro destaque do show pelo excelente solo de baixo de  Geezer Butler. E por citar solos, Tommy Clufetos fez uma performance espetacular de quase 5 minutos, ele mostrou todo sua virtude na bateria. Também oportunidade para a banda recuperar o fôlego.

"Iron Man" definitivamente era uma das mais aguardadas da noite. Seja pelo riff pesado e único ou letra marcante, esse clássico do heavy metal fez o público ir ao delírio. "Dirty Women" e "Children Of The Grave" foram anunciando o final do show que fechou com a épica "Paranoid". Pulos, headbangs e vibração marcaram o último show do Black Sabbath no Brasil. Instrumentalmente os músicos sessentões mostraram uma qualidade impecável. Ver Tony Iommi completamente recuperado do câncer e Ozzy Osbourne com vitalidade (mesmo que algumas vezes mais contido) é uma sensação indescritível. Muito obrigada pais do heavy metal!


Setlist completo:

- Black Sabbath
- Fairies Wear Boots
- After Forever
- Into the Void
- Snowblind
- War Pigs
- Behind the Wall of Sleep
- N.I.B.
- Rat Salad
- Iron Man
- Dirty Women
- Children of the Grave
Encore:
- Paranoid






Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!