A louvável trajetória de Chris Cornell

6:42 PM

Chris Cornell - Crédito: Jeff Lipsky
Conheça os principais acontecimentos na carreira deste importante músico que está de malas prontas para terras tupiniquins

Chris Cornell faz shows no Brasil em dezembro divulgando a turnê "Higher Truth". As apresentações acontecem no dia 05/12 em Porto Alegre (Teatro Sesi), dia 08/12 no Rio de Janeiro (Teatro Bradesco), dia 09/12 em Curitiba (Ópera de Arame) e dia 11/12 em São Paulo (Citibank Hall). Que tal conhecermos um pouco da carreira de um dos vocalistas mais icônicos dos anos 90?

Nascido em 20 de julho de 1964, Chris trocou Boyle, sobrenome de batismo, por Cornell quando seus pais se divorciaram. Desde a infância ele já encantava por música. O primeiro instrumento que ele aprendeu a tocar foi o piano. Contudo, foi como baterista da Jones Street Band que ele encontrou a oportunidade de dar o chute inicial da carreira. Em 1984 Cornell, desta vez nos vocais, forma o Soundgarden, uma das bandas mais importantes do movimento grunge. Com os álbuns "Badmotorfinger" (1991) e "Superunknown" (1994), o Soundgarden ganha relevância mundial. A música "Black Hole Sun", por exemplo, é um dos principais sucessos do grupo. Relembre: 



Obviamente não poderíamos deixar de citar a formação do Temple Temple Of The Dog nesse meio tempo. Após o falecimento de Andrew Wood, vocalista da banda Mother Love Bone, em 1990 Cornell compôs as músicas "Say Hello To Heaven" e "Reach Down" em homenagem ao amigo. Então, ele junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard (ambos do Mother Love Bone) e com os recém convocados Mike McCready, Eddie Vedder e Matt Cameron, dando origem a banda e posteriormente ao Pearl Jam. O grupo que gravou um único registro de estúdio, o auto intitulado Temple Of The Dog (1991). "Hunger Strike" é uma das músicas mais importes do álbum: 


Voltando ao Soundgarden, em 1996 a banda lança o álbum "Down on the Upside" que não conseguiu o mesmo sucesso comercial do álbum anterior. Em seguida, foi lançada a coletânea "A-Sides" (1997). Por fim, o grupo anunciou o fim de suas atividades. Desta forma, Cornell escolhe se dedicar a carreira solo. O disco "Euphoria Morning" vendeu 300 mil cópias nos Estados Unidos e rendeu ao músico uma indicação ao Grammy Awards. 

Em 2001 formou o Audioslave junto com Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, ex-membros do Rage Against the Machine, lançando o álbum autointitulado em 2002, ganhando bastante notoriedade na mídia e críticas positivas. As faixas "Cochise", "Show Me How To Live" e "Like A Stone" são as mais importantes do disco mostrando toda a capacidade vocal de Chris Cornell e a virtuosidade de Tom Morello.  No ano de 2005, o Audioslave entrou para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum "Out of Exile", que alcançou o 1º lugar na Billboard 200. A música "Be Yourself" tocou excessivamente nas rádios brasileiras:


"Revelations" chegou nas prateleiras no começo de setembro de 2006, com um estilo mais soul e funk do que seus antecessores. Entrou direto na 2ª colocação da Billboard 200 contendo "Original Fire" e a faixa-título como singles. No mesmo ano Chris Cornell lançou um novo single, "You Know My Name", trilha sonora do filme de Casino Royale, na estréia do ator Daniel Craig atuando como agente secreto 007. Pouco tempo depois, Chris Cornell deixa o Audioslave e se concentra exclusivamente na divulgação de seu álbum solo, "Carry On". Em março de 2009 foi lançado o álbum "Scream", com a produção de Timbaland, e em 2011 um acústico, "Songbook".

No entanto, a tão aguardada volta do Soundgarden acontece em 2012, deixando os fãs extremamente animados. "Live to Rise" foi a primeira composição do grupo em 16 anos de hiato. Logo em seguida, foi lançado "King Animal", o sexto álbum da banda e produzido por Adam Kasper.  

Em 2015, Cornell volta a trabalhar em mais um álbum solo, "Higher Truth". Esse registro demonstra a constante evolução de Chris Cornell como compositor, letrista e músico – contando histórias humanas que transcendem os gêneros musicais. O álbum, produzido por Brendan O’Brien (Bruce Springsteen, Pearl Jam, Neil Young), foi inspirado pelos arranjos fortes de músicos como Nick Drake, Daniel Johnston e a era do White Album, dos Beatles. Cornell cria um universo musical diferente de tudo que ele já fez em sua carreira. Higher Truth é lançado pela Universal Music Enterprises (Ume). Confira o vídeo do single "Nearly Forgot My Broken Heart":


Se você quer conferir de perto todos os sucessos deste importante músico, não deixe de adquirir os ingressos para as apresentações com realização da Time For Fun. Os preços variam de R$650 a R$160. Para os fãs de Porto Alegre, Curitiba e São Paulo os ingressos estão disponíveis no site www.ticketsforfun.com.br. Já o público carioca pode comprar os ingressos através do site www.ingressorapido.com.br.

Para mais informações sobre Chris Cornell, visite suas redes sociais:
http://chriscornell.com/
https://twitter.com/chriscornell
https://www.facebook.com/chriscornell
https://www.instagram.com/chriscornellofficial/

Posts Que Talvez Você Goste

0 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!