Anime Friends 2015: sucesso de público e melhorias nas atividades

3:52 PM

O mega festival que acontece anualmente no mês julho reuniu vários fãs de cultura pop e apresentou novas atividades

Por: Ingrid Natalie (twitter: @ingridnatalie)

O evento Anime Friends acontece anualmente desde 2003 com o propósito de unir, principalmente, fãs de anime e mangás. Cada ano que passava o público crescia e ganhou também a presença dos apreciadores de séries, games e quadrinhos. Não por acaso se tornou um dos maiores eventos de cultura pop da América Latina. E, por isso, o Campo de Marte tornou-se pela terceira vez sede do mega festival que aconteceu nos dias 10,11,12,17,18 e 19 de julho.

A décima segunda edição do Anime Friends trouxe como bandeira "diversão em família" e de fato o lema foi cumprido. Observamos vários pais com seus pimpolhos, inclusive trajados em cosplays. A paixão pela cultura geek é transmitida de geração a geração e certamente uma das razões que se mantém tão forte e ascendente.

Mini Goku e Mini Mário se divertem no Anime Friends 2015
Evidentemente os cosplayers deram um show no Anime Friends 2015. Os melhores competiram na final do Yamato Cosplay Cup (YCC) no segundo sábado, dia 18/07. Ao longo do ano foram selecionadas as apresentações mais impactantes em eventos por todo o país.  Os participantes são avaliados em vários critérios, como fidelidade da roupa, interpretação e criatividade, dividida em suas categorias.

A participante Adriana Büchele como Esmeralda do desenho "O Corcunda de Notre Dame" - Foto: Ingrid Natalie
Encontramos vários trintões emocionados na palestra do ator Tetsuo Kurata no sábado, 18/07. A razão para tenta euforia? Tetsuo interpretou o personagem Issamu Minami na série "Kamen Rider Black" e sua continuação, "Kamen Rider Black RX". Ambas fizeram muito sucesso durante a década de 90 e foram exibidas pela saudosa Rede Manchete. No decorrer da palestra o ator mencionou que foi escolhido a dedo entre mais de 8000 candidatos, mesmo apesar de não ter a formação em artes cênicas até aquele momento. Também foi mencionado que a abertura original de Kamen Rider Black foi interpretada por ele e que ele próprio fazia todas as cenas de ação, ou seja, não requeria dublê.

Tetsuo sentiu-se muito a vontade com os fãs brasileiros - Foto: Ingrid Natalie
Tetsuo e os vários Kamem Rider - Foto: Ingrid Natalie
Uma das novidades do evento foi o Web Pop Festival trazendo alguns apresentadores de canais famosos do youtube. Acompanhamos a palestra de Guaxinim, PK, Calango e Allan no dia 17/07. Eles comentaram que o youtube é uma parte significativa da vida deles. Eles também afirmaram que é possível ganhar uma renda gravando vídeos, no entanto não pode-se esperar grande audiência imediato já que  muita vezes o crescimento do canal acontece depois de dois anos.

Também ressaltaram que os espectadores que tornam o "youtuber" em celebridade. Quando perguntados em relação ao futuro eles disseram que é imprevisível, pois tudo se transforma muito rápido. Porém, todos concordaram que esperam algo positivo. Em relação ao vocabulário utilizado nos vídeos o grupo contou que não se preocupam já que sabem que o importante é fornecer um material autêntico.



Os irmãos Ricardo e Rodrigo Piologo tocaram o terror durante o painel no dia 17/07. Sem lenga-lenga eles direcionaram o público direto para dos desafios que são a marca registrada no canal do youtube da dupla. Eles instigaram os fãs a imitar alguns dos personagens das animações feitas por eles. A grande maioria tentou dublar o "Pastor Metralhadora", certamente um dos mais icônicos. Em seguida eles fizeram os participantes mostrarem habilidades incomuns (cada uma pior que a outra). E por fim, dois corajosos meninos tiveram seus cabelos cortados de formas inusitadas.

Rodrigo Piologo fazendo "transplante de cabelo" (risos) - Foto: Ingrid Leão
Vários shows também agitaram o Anime Friends 2015. A banda paulistana Infinite Illusion exibiu todo seu Heavy Metal Melódico com músicas autorais. O grupo nasceu em 2007 e conta na sua formação com Gustavo Burdelis (Teclados e Arranjos), Eduardo Rossini (Guitarras) e Renato Rossini (Bateria e Percussão), Raquel Refusta (vocal) e Gabriel Azevedo (baixo). Ano passado a banda finalizou a produção do seu primeiro álbum, também intitulado Infinite Illusion.

Infinite Illusion agitando a galera no Anime Friends 2015 - Foto: Ingrid Natalie
A banda Wasabi é velha conhecida dos visitantes do Anime Friends. Com 10 anos de carreira, o grupo continua a encantar o público mostrando o melhor da música dos gêneros anime, tokusatsu e games. Um dos momentos mais marcantes do show no dia 19/07 foi durante a execução da música "Go" do anime Naruto e originalmente interpretada pela banda Flow, que subiria ao palco mais tarde. Um dos músicos do Flow ficou tão animado que juntou-se a Wasabi para tocar.



Para um evento grande o fechamento, dia 19/07, não poderia ser de forma mais impactante. A banda rock japonesa Flow retornou ao Brasil pela terceira vez e fez um show eletrizante. Os vocalistas Kohshi e Keigo exibiram muita simpatia e total domínio da plateia. Take (guitarra) e Iwasaki (bateria) foram excelentes tecnicamente. O baixista Gots mostrou muita destreza em seu instrumento, além de realizar "slaps" que remeteram ao funk rock. No repertório foram inclusas todas as músicas que a banda fez para o anime Naturo,  "GO!!!",  "Re:member", " Summer Freak" e  "Sign". Também adicionaram o cover "CHA-LA HEAD-CHA-LA", abertura do anime Dragon Ball Z.

Show da banda Flow simplesmente impecável - Foto: Ingrid Leão
Anime Friends 2015 obteve um balanço bastante positivo. Aconteceram muitas melhorias em comparação a edição anterior. As salas temáticas ficaram distantes dos palcos, portanto, longe do barulho e permitindo assim um aproveitamento mais efetivo do que estava sendo transmitido, exposto ou jogado. Outro aspecto favorável encontrou-se na praça de alimentação, onde foram disponibilizados diversos caixas que aceitavam tanto cartão de débito como dinheiro (quem participou em outras oportunidades sabe que isso era um problema) e finalmente a área de estandes bem mais organizada e com espaço suficiente para o público se deslocar. 

Posts Que Talvez Você Goste

1 comentários

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!