Comic Con Experience: celebração geek a moda San Diego

4:58 PM

Painel de entrada da Comic Con Experience. Foto: Talita Lazarini
Cosplayers, quadrinistas, aristas internacionais, novidades do mundo dos games e do cinema ditaram a regra da Comic Con Experience 2014


Texto: Ingrid Natalie (@ingridnatalie)
Fotos: Talita Lazarini

O sonho de qualquer geek espalhado pelo mundo é poder participar da Comic Con, mais precisamente a edição de San Diego, Califórnia. Para quem não tem ideia do que se trata, o evento reúne fãs e profissionais de quadrinhos, cinema, TV, games, anime, RPG, memorabília e colecionáveis para conhecerem as últimas novidades dessas áreas em uma grande celebração do universo nerd e da cultura pop. 

Quando anunciaram a primeira edição brasileira da convenção, houve um frenesi imenso nas redes sociais! Fãs já faziam enquetes para saber quais seriam os artistas convidados e as outras atrações que poderiam vir. Após meses de espera, finalmente chegaram os dias 4 a 7 de dezembro e deu-se início a Comic Con Experience que aconteceu no Imigrantes Exhibition & Convention Center.

Logo na entrada nos deparamos com o estande da Bandai que trouxe diversos itens impressionantes de Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon e Dragon Ball. Imagina encontrar uma réplica em tamanho real da armadura de Aiolia, Cavaleiro de Leão. Para os fãs é de brotar lágrimas nos olhos.

Armadura de ouro de Aiolia. Foto: Talita Lazarini
Os quatro dias foram repletos de palestras e atividades. No primeiro dia assistimos a palestra de Edgar Vivar, o eterno 'Senhor Barriga' do seriado Chaves. O ator dividiu várias histórias com o público presente no Auditório como o episódio aonde todos, da vila mais conhecida das telinhas, viajaram para Acapulco. O calor da cidade mexicana foi um tanto desconfortável segundo Edgar. Contudo, o episódio foi extremamente memorável pelo grupo todo ter gravado juntos a música "Boa Noite Vizinhança". Ele também contou que, de todos os personagens, o Inhonho foi o mais difícil de encarnar devido a peruca e os dentes postiços. Foram exibidas imagens exclusivas das turnês que o grupo fazia pela América Latina. O entrosamento e a amizade eram verdadeiros. A palestra finalizou-se com uma homenagem a Roberto Gomes Bolaños que nos deixou em 28 de novembro.  

Em seguida assistimos a palestra do ator norte-americano Sean Astin. O título de uma das personalidades mais carismáticas do cinema não é a toa. Sorridente, espontâneo e irônico o interprete de Sam Gamgee da trilogia "O Senhor dos Anéis" relatou o início de sua carreira  e respondeu perguntas do público."Eu vou sair da escola? Eu vou ser pago para isso?", perguntou Sean a sua mãe Patty Duke, também atriz e vencedora de Oscar, após o incentivo dela a participar de um programa da TV. Uma das performances mais lembradas é de Sean ainda criança no filme "Os Goonies" de 1985.  Outra curiosidade revelada por Sean foi a participação de sua filha no filme "O Senhor dos Anéis: Retorno do Rei". Ela tinha na época 3 anos de idade e hoje está com 18 anos.

Sean Astin durante palestra. Foto: Talita Lazarini
A HP trouxe um estande inovador. 60 câmeras  foram colocadas em círculo, para captar em 360º graus a performance dos personalidades que passaram por lá. O resultado é um vídeo que pode ser visto nos HP Pavilion x360 dispostos no local, compartilhado via Facebook e também enviado por e-mail, mas a aventura não fica só no mundo virtual, o participante ainda leva para casa um flipbook, impresso nas impressoras Ink Advantage 4646 com o registro de seus movimentos.

 Lino Facioli, ator da elogiada série Game Of Thrones, se divertindo no estande da HP
Várias lojas e editoras marcaram presença na Comic Con Experience. Casa do Herói, Comix, Panini, Editora Novo Conceito e Editora JBC foram algumas. A novidade ficou na parceria inédita entre a Hasbro e a Loja Mundo Geek. Lá o público pode adquirir itens de Transformers, Star Wars, G.I. Joe e Marvel direcionados a colecionadores. Além disso, aconteceu a venda exclusiva do personagem Jabba the Hutt criado especialmente pela Hasbro para a Comic Con San Diego deste ano. Os visitantes também conferiram os famosos cabelos coloridos das estrelas de Equestria Girls Rainbow Rocks. Agora, as pôneis Twilight Sparkle, Pinkie Pie, Rainbow Dash e Applejack são meninas reais:

Inspiradas nas personagens e no novo tema do filme Rainbow Rocks, suas cosplayers moderninhas
e com estilo rockstar estiveram nos quatro dias do evento. Foto: Talita Lazarini
Na sexta-feira, 05/12, acompanhamos ás 17:30 no Auditório Ultra a palestra "Piologos e Castro" aonde os irmãos Rodrigo e Ricardo Piologo e o comediante Marcos Castro contaram, de forma muito irreverente, sobre seus jogos "Mundo Canibal Apocalipse" e "A Lenda do Herói", respectivamente. Durante o painel ambos convidados frisaram a dificuldade de se criar uma equipe para se produzir um novo game. "Enquanto nos Estados Unidos se monta um grupo de 3 mil designers apenas para a concepção do gráfico, aqui no Brasil fizemos em uma equipe de dois: eu e o Rodrigo", comenta Ricardo Piologo. Já no caso de "A Lenda do Herói" o fundo para a produção do jogo foi arrecadado através de crowdfounding.

Nossa equipe que estava habituada apenas com eventos direcionados a cultura japonesa, a Comic Con Experience trouxe verdadeiramente um pedaço de San Diego ao Brasil. Uma das grandes diferenças foi em como o público aderiu ao evento. Educação, respeito e organização predominaram durante fotos e autógrafos com os artistas. Além do público de quadrinhos, HQs e séries ser da faixa etária de 25-30 anos proporcionando um ambiente tranquilo e até mesmo familiar. Observamos diversas famílias prestigiando o evento.

Torcemos para que continue em ascensão a chegada de eventos desse porte no Brasil. Isso proporciona maior valorização e notoriedade do nosso país e gera um lazer diferenciado. Parabéns ao Omelete e Chiaroscuro Studios pela excelente produção! A consequência disso foi o retorno de um   número acima da expectativa. Da estimativa de inicial de 60 mil visitantes, aproximadamente 80 mil passaram pela Comic Con Experience.

É importante mencionar também a preocupação com a locomoção do público. A produção disponibilizou diversas vans que faziam, gratuitamente, o trajeto metrô jabaquara / comic con. O ar condicionado que funcionou de forma eficiente e todas as áreas estavam sinalizadas de forma clara e fácil de encontrar.

"Nosso objetivo é mostrar para o público e para as empresas que temos condições de ter um mercado profissional de cultura pop. Sempre fomos fãs dos eventos similares de outros países e queríamos que o Brasil tivesse a sua comic con. Conseguimos. O evento foi um sucesso", afirmou Pierre Mantovani, sócio da CCXP durante a cerimônia de encerramento no auditório principal da CCXP. Aguardamos os dias 3 a 6 de Dezembro de 2015 para a próxima Comic Con Experience!


Posts Que Talvez Você Goste

0 comments

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!