Esquenta da 89FM: rock'n'roll e amizade na medida certa

2:17 PM

Texto: Ingrid Natalie

Visualizem isso, cinco amigos abrindo um grupo no WhatsApp (aplicativo de celular) para combinar uma festa surpresa de aniversário, até aí nada de inacreditável. Agora, imaginem que as conversas e o entrosamento dentro desse grupo foram tão bons que renderam a eles um programa de rádio. Assim nasceu o programa "Esquenta" da 89FM - A Rádio Rock, apresentado por Armando, Gica, Marcele, Tati e Fitinha, no ar de segunda a sexta-feira ás 23:00.


No início o principal elo de ligação de todos foi Marcele, amiga de infância da Gica e da Tati e também apresentava o programa Giro 89 junto com o Armando e um programa com a Fita na Rede Record. Sobre o começo Gica revela: "nós criamos um grupo no WhatsApp chamado Esquenta pra minha festa de aniversário há 2 anos atrás e de lá saía tanta conversa boa, tanto bobagem quanto informação, troca de ideias em relação à música, cinema, aí o Armando que dirigia a rádio web Flex FM nos convidou para transformar esse papo de amigos em um programa e quando nos demos conta tava cheio de ouvintes, aí nos convidaram para ir pro dial e felizmente desde o primeiro mês a gente está indo super bem".

Mesmo com a aceitação bastante positiva da audiência, ao chegar à 89FM o grupo estava um tanto receoso devido ao time de lendas do rádio como o Tatola e a Luka, já queridos pelos ouvintes. O "Esquenta" veio como uma aposta jovem, através da interação por facebook, instagram, hábitos desta geração. Gica completa: "eu sempre brinco que no primeiro dia além de eu ter tomado uma taça de vinho que nós trouxemos eu fiz duas tatuagens só no dia que nós estreamos aqui na rádio rock, uma foi em homenagem ao programa".


Armando tentando colocar ordem dentro do estúdio, tarefa bem difícil....

A cada dia é escolhido um tema diferente, e todos eles são autorais para deixar com a cara dos apresentadores. Além disso, tudo que os ouvintes sugerem por inbox ou timeline do facebook, tanto da rádio quanto do programa, é lido e arquivado em um banco de temas. No fim de semana é decidido os temas que vão rolar ao longo da semana.

No dia 21/12 a Rádio Rock completará um ano de volta pro dial e é inevitável planejar as metas de 2014. Para o ano que vem, o grupo quer continuar trabalhando unido e desejando vida longa ao programa. Sobre esse momento Gica afirma: "É um privilégio imensurável trabalhar com amigos e em um veículo de comunicação que nos dá a liberdade que a rádio rock nos dá, de falar o que a gente realmente pensa".  

Gica se divertindo durante o programa. Foto: Ingrid Natalie
Quem acompanha o Esquenta sabe que é basicamente predominado por mulheres e claro que abordamos sobre a posição da mulher no rádio e no rock'n'roll em geral, Gica explica: "É inevitável comentar que existe sim um preconceito ainda. Preconceito em geral, com a postura da mulher ainda aceitando certas atitudes machistas e no rock é não diferente, infelizmente. Mas, estamos aqui pra mostrar que é diferente sim. Nós somos mulheres, a gente sabe do que estamos falando, a gente escuta rock, a gente gosta pra caramba disso. E a gente faz isso do nosso jeito, passando batom, cuidando do cabelo..."
Marcele não contendo as risadas. Foto: Ingrid Natalie
As meninas reunidas
Ouça a entrevista completa:

Posts Que Talvez Você Goste

3 comentários

  1. Simplesmente show, adorei sua percepção, gostei de verdade.

    ReplyDelete
  2. nao durmo mais sem antes ouvir vcs...DEUS abençoe vcs galera

    ReplyDelete
  3. Quero saber o nome da música instrumental que toca baixinho enquanto vocês conversam

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!