20 DE NOVEMBRO, DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

5:39 PM

Por: Thais (@thaiskiedis)

Hoje,dia 20 de novembro comemoramos o dia da consciência negra e por isso o Female Rock Squad homenageia essa raça tão lutadora que nos influencia em todos os estilos musicais, e no rock o maior exemplo é justamente o Deus da guitarra: Jimi Hendrix!

Jimi é o grande herói, tanto de pessoas que já pisavam nesse planeta na década de 60 e 70, quanto de pessoas que ainda irão pisar. Nascido como Johnny Allen Hendrix, foi o primeiro grande nome do rock nativo de Seatlle no ano de 1942, e além do seu talento extraordinário, algo que o tornava um instrumentista diferenciado era o fato de ele ser um canhoto e como na época só havia guitarras para destros que ele tocava virada ao contrário, revolucionando a maneira de tocar.

Hoje em dia é muito comum você ir a shows de rock e ver os guitarristas quebrando a guitarra, jogando para o alto, ateando fogo...besteira! Foi ele quem deu esse pontapé mais do que ousado.

Hendrix e sua fiel companheira, a guitarra Fender Stratocaster, a “Strat” literalmente incendiou o Monterey Pop Festival em USA, onde ele a quebrou e a incendiou. Imagens que até hoje podem ser vistas por terem sido eternizadas no filme Monterey Pop.

Entre inúmeros outros fatos marcantes da carreira de Jimi Hendrix, está a apresentação de sua banda Gypsy Suns and Rainbows na primeira edição do festival de Woodstock em 1969, onde ele fez uma histórica versão instrumental do hino americano, um verdadeiro deboche para uns e uma  performance emblemática para outros.

Ele morreu em 18 de setembro de 1970 aos 27 anos, deixando como herança sua inspiração para outros artistas. Vários guitarristas foram e são influenciados pelo grande Jimi Hendrix iniciando por Steve Ray Voughan e seguido por Steve Morse (Deep Purple), Joe Satriani, Steve Vai, Jonhnny Winter,Tony Iommi (Black Sabbath), Martin Barre (Jethro Tull), Ritchie Blackmore, John Frusciante (Red Hot Chili Peppers) entre muitos outros, são alguns exemplos de grandes guitarristas que nunca nos deixaram esquecer de Hendrix mantendo o vivo em cada solo de guitarra.


Posts Que Talvez Você Goste

1 comentários

  1. nanasparks20/11/11 22:12

    Muito legal esse post!!!! Salve o negão Hendrix!!!!!

    Aliás, não nos esqueçamos de que os negros tb foram os grandes idealizadores do Rock'n'Roll! Gratidão eterna á eles!

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!