Rock Ladies – Mulheres que agitaram a música (Parte V)

12:19 PM

Por: Fernanda Cristina


Hello, Hello, Hello-oooo...caros mocinhos e mocinhas do roque! Nosso "Mês Internacional da Mulher Rock'n'Roll" continua e a nossa lista não para!! Confira a quinta parte da nossa lista de mulheres que abalaram as estruturas do Rock'n'Roll...tá, ficou brega eu sei, mas quem se importa?


.......................................................................



Siouxsie Sioux


Forte maquiagem escura ao redor dos olhos, visual agressivo e cabelos desalinhados e desfiados que mais tarde influenciariam uma horda de punks e góticos, Siouxsie Sioux, além de ser vocalista do Siouxsie and the Banshees, é dona de um estilo inconfundível! Aliás, bem antes dela pensar em ter uma banda, Siouxsie já chamava a atenção em Londres pelo jeito único de se vestir e durante um tempo trabalhou como modelo vivo da vitrine da loja de Vivienne Westwood – a famosa estilista punk que eu amo! A partir do primeiro álbum, "The Scream", de 1978, até o rompimento da banda em 1996, Siouxsie & the Banshees foi uma das mais bem sucedidas bandas de punk rock e pós-punk, e ajudou a criar o estilo "goth" de música e de se vestir! Siouxsie casou-se com Budgie (seu baterista) em 1981 e juntos formaram a banda “The Creatures”, que grava e faz shows esporadicamente até hoje!


Ouça: “Cities in Dust”, “Christine”, “Peek-a-Boo”, “We Hunger”, “Red Light”, “Spellbound”











Stevie Nicks


Ah…Stevie…ou “tee-dee”, para as criancinhas (explicação: Stevie que na verdade se chama Stephanie tinha dificuldade de pronunciar seu nome quando criança, fazendo o apenas por “tee-dee”, que virou “Stevie” depois) a cantora meiguinha, loirinha e com carinha e voz de anjo do Fleetwood Mac! Nicks entrou para a banda em 1974 e no ano seguinte atingiria o sucesso com o álbum “Fleetwood Mac”! Dona de um estilo peculiar no palco Toda trabalhada nas saias esvoaçantes, sapatos plataforma, xales e etc., Stevie ajudou o grupo a experimentar o gostinho do sucesso, já que depois que ela entrou na banda, eles começaram a ser notados de verdade! Em 1981 ela começaria sua bem sucedida carreira solo!  Alias, logo após o lançamento de seu 1 album, a “Rolling Stone” a nomearia a “Rainha reinante do Rock’n’Roll” Rainha é que não falta pra esse povo... Por agora ela se prepara para lançar mais um álbum solo, o “In your Dreams”, previsto para Maio deste ano!


Ouça: “Sara”, “Don’t Stop”, “Hold Me”, Everywhere”, “Blue Lamp” (foda) “Age of Seventeen”, “Dreams”, “Tell me Lies”, “Gypsy”











Suzi Quatro


Uma das percursoras entre as mulheres na linha de frente do Rock, 50 milhões de discos vendidos, célebre na década de 1970, cantora, compositora, domina a teoria e a prática musical no contrabaixo, na guitarra, no piano e na bateria, trabalhou como atriz na TV e na Broadway, trabalha na BBC como apresentadora de um célebre programa de Rock...ufa...tá bom ou quer mais??? Suzi começou a carreira ainda na adolescência, quando tocou baixo nas bandas femininas Pleasure Seekers e Cradle, com suas irmãs Nancy, Patti e Arlene! Suzi mudou-se para o Reino Unido em 1971, após ser descoberta em Detroit pelo produtor musical Mickie Most e a partir daí, ela não parou mais...


Ouça: “Rolling Stone”, “Can the Can”, “48 Crash”, “The Wild one”, “Rock Hard”











Taylor Momsen


Também conhecida como Jenny Humphrey, para os viciados em Gossip Girl! Taylor tem seus 17 anos e, como toda boa “jovem-celebridade-porra-louca-made-in-hollywood”, fez, faz e fará o básicão de tudo aquilo que se espera de uma “Rebel Celebrity”: declarações polêmicas aqui, roupas chocantes em premiações acolá, escândalos “não-sei-aonde” e etc. Até aí nenhuma novidade! Massss...ela não aparece nesta lista por ser uma “causadora” nata, e sim pelo seu lado musical! Sua banda, “The Pretty Reckless”, foi formada em 2009 e em 2010 lançaram o 1 album, o “Light me Up”! Taylor é dona de uma postura sexy e rebelde no palco, sem falar na sua voz rouca e marcante! Alias...seu estilo lembra vagamente o de Courtney Love! (Seria ela uma influencia????)! Parece que a moça leva mesmo jeito pra coisa...


Ouça: “My medicine”, “You”, “You make me wanna die”, “Just Tonight”, “Factory Girl”











Tina Turner


Conhecida pelo apelido de “Rainha do Rock”, Tina começou a carreira aos 18 anos, quando se juntou ao seu marido na época, Ike Turner, e passaram a fazer turnê juntos! As primeiras apresentações de Tina eram eletrizantes na época! Ela cantava, dançava e chamava a atenção do publico que lotava as casas de shows! Alias, essas performances no palco viriam a influenciar artistas como Mick Jagger! Em 1984 lançaria o álbum “Private Dancer”, um dos álbuns mais vendidos até hoje e o mais importante da carreira de Tina! Em 1986 receberia um Grammy de melhor desempenho vocal feminino com “Break every Rule”! Apesar da vida pessoal conturbada, Tina conseguiu dar a volta por cima e provar porque é uma das cantoras mais bem sucedidas de todos os tempos (e por ter um belo par de pernas que faz inveja a qualquer uma)!


Ouça: "What's Love Got To Do With It", "Better Be Good To Me", "One Of The Living", “Break Every Rule"









Vanilla Ninja


Loirinhas, bonitinhas e atrevidinhas - se fosse aqui no Brasil poderíamos até pensar que se trata de algum grupinho de axé! Mas como essas garotas nem devem saber o que seria esse gênero musical que inferniza nossas vidas o ano inteiro e como este blog é um blog sobre Rock, então vamos falar do Vanilla Ninja! A banda surgiu em 2002, na Estônia, e em 2003 lançaram o primeiro álbum, homônimo com canções em inglês e estoniano – que tinha o single “Club Kung Fu”! A partir do segundo álbum, “Traces of Sadness”, o grupo começa a experimentar o gostinho do sucesso em outros países como Alemanha, Áustria e Suiça! “Blue Tattoo”, terceiro álbum que também foi bem recebido pelo publico, motivou o grupo em sua meta ambiciosa de “conquistar o mundo”, ganhando fãs no Japão, China, Malásia e Tailândia! Após o lançamento do quarto, e ultimo, álbum (“Love is War”) a banda resolveu entrar numa pausa e que pausa e até agora permanecem deitadas eternamente em berço esplendido! Quem tiver alguma noticia delas, favor comentar sobre isso.....


Ouça: “Club Kung Fu”, “When the Indians Cry”, “Metal Queen”, “Don’t go too Fast”, “Tough Enough”, “I Know”











Vixen


Era uma vez, em meados da década de 1970, uma guitarrista jovem e cheia de energia chamada Jan Kuehnemund, que queria formar uma banda de Rock! No inicio ela até tentou participar de bandas mistas, mas por causa do forte machismo que ainda reinava na época, nunca foi aceita! Então, Jan decide que não precisa disso, pq ela sozinha poderia muito bem formar uma banda, que por sinal seria uma das mais bem sucedidas do Rock feminino – eis que surgia o Vixen! Em 1984 a formação do Vixen era: Janet Gardner (vocal), Jan Kuehnemund (guitarra e vocal de apoio) Pia Maiocco (baixo), Laurie Hedlund (bateria) e Tamara Ivanov (guitarra base)! Em 1986, após algumas alterações, restaram Janet, Jan, Pia e Roxy Petrucci como nova baterista! Em 1987 Pia resolveu largar a banda para se casar com Steve Vai Quem a vê hoje, nem diz que ela foi uma “quase-Rockstar-girl”, vivendo e aprendendo... Finalmente em 1988 elas lançam o bendito primeiro álbum – intitulado “Vixen” – que de cara conquista as paradas dos EUA com os hits "Edge Of A Broken Heart", "Cryin”, "I Want You To Rock Me" e outros! Logo após a banda entraria numa turnê de 10 meses, abrindo shows para bandas como Bom Jovi, Scorpions, Ozzy Osbourne e Bad Company! Em 1990 o segundo álbum, “Rev it Up” é lançado e apesar da qualidade musical superior ao primeiro álbum, não obteve o mesmo sucesso, já que a moda do Hard Rock/Heavy Metal estava com os dias contados! A banda se separou logo depois, devido á divergências musicais – mas se reencontrariam em 1997 e em 1998 lançaram o álbum “Tangerine”, com tendências Grunge! Em 2008 lançaram o álbum ao vivo “Live in Sweden” que contava com Jenna Sanz-Agero (Jenna Piccolo) – nos vocais, Lynn Louise Lowrey – no baixo e nos backing vocals, Kathrin "Kat" Kraft – bateria e backing vocals, e é claro Jan Kuehnemund – na guitarra e backing vocals na nova formação!


Ouça: as citadas, lógico e “How Much Love”, “Rev it Up”, “Love is a Killer”, “Streets of Paradise”, “Not a minute too Soon”, “Love Made Me”









Wendy O. Williams (RIP)


Se ainda tem quem ache o show da Lady Gaga escandaloso e de performances duvidosas/controversas, é pq ainda não conhecem Wendy Orlean Williams, vocalista da banda punk “Plasmatics”! Apelidada de “Rainha do Shock Rock”, Wendy era considerada a vocalista mais radical de seus tempos! Usava um moicano como corte de cabelo e seus shows eram conhecidos pela explosão de equipamentos, nudez, simulação de sexo, agressividade, incêndios, uso de serras elétricas, destruição de automóveis e outras coisas mais! Em 1985, Wendy foi nominada ao Grammy por melhor vocal feminino no Rock’n’Roll, época em que sua banda fazia muito sucesso! Apesar de todo escândalo que causava, na vida pessoal Wendy era uma pessoa “normal”, que militava pelo bem estar animal, se tornando vegetariana, e era ativista de comidas naturais!


Infelizmente Wendy se matou aos 48 anos, mas deixou uma pequena nota explicando seu suicídio:


“Eu não acho que as pessoas devem tirar sua própria vida sem uma profunda reflexão por um considerável período de tempo. Entretanto, eu acredito piamente que todos tem o direito de fazer isso em uma sociedade livre. Para mim, o mundo não faz sentido, mas meus sentimentos a respeito do que eu estou fazendo tocam alto e limpo para o interior de um ouvido e um lugar onde onde eu não estou, há apenas a calma.” (Wendy O. Williams)


Ouça: “Butcher Baby”, “Sex Junkie”, “Pig is a Pig”, “Summer Nite”


Bônus porque a autora é uma bêbada que esqueceu de incluir dois nomes e agora tá tentando se justificar!











D`arcy Wretzky


D`arcy cresceu interessada em post-punk e tocou em algumas bandas covers. Depois do colegial ela mudou-se para Franca para se juntar a uma banda, que acabou se desfazendo! Voltou para os EUA e se mudou para Chicago, onde passou o verão na vagabundagem absoluta vivendo com os amigos e indo a shows num falei...! Um belo dia após um show de Rock em um clube local, D`arcy ouviu um certo cara chamado Billy Corgan reclamando sobre uma banda que tinha se apresentado! Uma discussão surgiu daí e mais tarde Billy a recrutou para entrar em sua banda, a recém-nascida Smashing Pumpkins – O resto e historia! D`arcy ficou na banda ate 1999 para seguir carreira solo, mas infelizmente pouco tempo depois de ter deixado o grupo foi presa por porte de drogas! Nas duas reuniões da banda (2000 e 2008) ela foi substituída! Em 2009 ela foi entrevistada por uma rádio e durante a entrevista ela afirmou que não era “saudável” o bastante para ser uma musicista! Atualmente ela vive em uma fazenda em Michigan e dizem as línguas que ela possui 3 lojas de antiguidades! Uns dias atrás (mês passado) ela foi presa por dirigir alcoolizada!


Ouça: “Daydream”, "Cupid De Locke", "Beautiful", "Where Boys Fear To Tread" (Ela ajudou nos vocais destas músicas)




Melissa Auf de Maur


Baixista do Hole, a moça também tocou com a banda The Smashing Pumpkins em 2000. Mas Melissa é talentosa de mais e logo passou de backing vocal a vocalista investindo na carreira solo! Seu primeiro cd Auf de Maur é ótimo! Em 2010 veio o projeto “Out of Our Minds”, cd, filme, livro e website! A baixista também faz às vezes de fotógrafa! Fez diversas participações com o para o grupo francês Indochine, o cantor Rufus Wainwright e a banda ianque Fountains of Wayne.


Ouça: “Rock on” (Smashing Pumpkins), as indicações em Courtney Love, “Followed The Waves”, “Father's Grave” (com Glenn Danzig), “Someone To Love” (backing vocal para Fountains of Wayne), “Poses” (baixo e backing vocal para Rufus Wainwright) e “Le Grand Secret” (vocal para Indochine)


.............................................


E por hoje é só, meus caros 38 leitores esperamos que seja mais! E agora vcs se perguntam "O que teremos agora???" Pois engana-se quem pensa que a lista acabou! Semana que vem teremos as "Rock Ladies", mas na versão brazuca! Hora de levantar a bandeirinha verde-e-amarela! Não percam a sexta parte da nossa lista semana que vem, nesta mesma internet, neste mesmo blog, nesse mesmo PC!


E pra vc que tá mais perdido que Emo em Roda Punk bom, se fosse no sentido literal vc estaria ferrado! Aqui vão a primeira, a segunda, a terceira e a quarta partes:


Parte 1, Parte 2, Parte 3, Parte 4


..................................................


Eis que o mestre dos magos Rock’n’Roll deixa a seguinte mensagem:


Comentem com sabedoria em vossas mentes e paz em vossos corações


Ou seja:


- Criticas CONSTRUTIVAS? Serão sempre bem vindas!


- Comentários mal educados/ofensivos serão DELETADOS! (Então, não queira perder seu tempo escrevendo alguma merda, pq será apagado!)


- Há uma diferença GIGANTESCA entre “Liberdade de Expressão” e “Falta de Educação”! Se vc não sabe qual é, então antes de escrever bobagem, vá pesquisar! Fikdik!

Posts Que Talvez Você Goste

7 comments

  1. Ola Fernanda , aqui vai minha humildade *rs* não conhecia : Taylor Momsen , o trabalho da Melissa Auf de Maur fora do Hole , Wendy O. Williams (RIP) e a Vanilla Ninja........devido ao seu blog , vou atrás e conhecer mais.....afinal : it's only rock'n'roll but I like it.......

    Das outras , o que tenho a comentar ...........Siouxsie foi a primeira roqueira internacional que vi ao vivo nos anos 80.....nacional já tinha visto a Rita Lee , Baby Consuelo e outras.....quem abriu o show da Siouxsie foi a Plebe Rude !
    Dela , na sua lista , incluo : "Dear Prudence" , "Happy House" e a cover "Passenger"

    Stevie Nicks.....incluo : "Stand Back" e "Stop Draggin' My Heart Around"

    Suzie Quatro , como disse em outra parte , a segunda roqueira que conheci. Incluo na lista : "Daytona Demon" , "Devil Gate Drive"

    Tina Turner , tirando as classicas dela , sua lista está correta.

    Bjs

    ReplyDelete
  2. nanasparks4/1/12 21:18

    Taylor Momsen manda bem, embora tenha aquela mania chata de querer causar as vezes! Tirando isso, ela é boa! Tb gosto de algumas músicas da Melissa Auf de Maur...^^

    Vc viu a Siouxsie ao vivo??????????? Caramba, que inveja de vc!! (Nasci na época errada, afe...¬¬")

    Sugestões anotadas! 8)

    ReplyDelete
  3. Ainda não tive tempo de vê-las , farei neste findi.............inclusive preciso te responder as partes VI , VII e VIII *rs* gostaria de ter continuado ontem a noite mas seriam muitas informações num dia só para vc *rs* imagina receber um outro eita de vc *mais rs*

    Neste findi , vc terá mais....

    Pois é vi a Siouxsie , como muitos outros shows ( mas de homens roqueiros e suas bandas ) nos anos 80.............a invasão do rock ingles na época.....

    Ainda bem que existem os videos e DVD's de shows *rs* assim vc recupera o nascimento *mtos rs*

    Esteja livre tb para comentar as minhas sugestões viu ! sejam elas positivas ou negativas...

    Bjs

    ReplyDelete
  4. nanasparks6/1/12 00:40

    Mal posso esperar pra ver a lista que vc está preparando hahhhaha...

    Vou comentar suas sugestões com mais calma quando eu tiver um tempinho generoso (vou viajar esse findi), mas pode continuar com o 'trabalho' =PP

    ReplyDelete
  5. OK tb mal posso esperar seus comentários ! Acho importante a troca de informações e conhecimentos............pois é se prepare para os comentários das partes que faltam e claro o NOVO DESAFIO para vc............uma lista nova de rock ladies , para vc conhecer e aumentar o nr de partes.

    Se vc quiser mandar seus comentários para meu email ( em vez daqui ) não hesite tb !

    Boa viagem e aproveite......

    Bjs

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!