Rock Ladies – Mulheres que agitaram a música (Parte III)

10:23 AM

Howdy a todos os mocinhos e mocinhas do roque que clicaram em algum link suspeito da internet ou digitaram alguma coisa pra pesquisar no Google e caíram aqui por acaso ou não! O “Mês Internacional da Mulher Rock’n’Roll” continua firme, forte e com força na peruca! Se preparem para a terceira parte da nossa “Hot List”! Que venham nossas belas e talentosas mulheres...

PARA EVITAR MAIORES TRANSTORNOS E DORES-DE-CABEÇA (Tanto a vcs como para nós) É RECOMENDÁVEL QUE SE LEIA A DROGA DOS AVISOS ANTES (Assim vc não precisa gastar seu precioso tempo escrevendo bobagem nos comentários sem ter lido nada antes! as Gravurinhas são bonitinhas, mas não dizem tudo, ok???)

AVISO 1: Uma coisa que se aprende nesses anos de internet lendo um bando de lista tosca de “10 mais”, “100 mais”, “890570398470286 mais” é que elas NUNCA estarão de acordo com o gosto de todos! Sempre vai ter um chorando pelo “fulano que ficou na frente do sicrano injustamente” ou o “beltrano que não merecia estar em tal lugar”, então saibam desde já que isto NÃO é um “Countdown” ou uma Listinha pra saber “quem é a melhor”! NÃO tem ordem especifica (só se for a ordem alfabética) e NEM posição! Se as musicistas aparecem no nosso “apanhado” geral é pq alguma coisa significativa/inovadora elas fizeram! FIM!

AVISO 2: “Mas o queeeeeee??? Como assim ela tá na lista???? O que essa aí fez???? Vcs não sabem nada de Rock e bla bla bla…”, bom, se vc não for com a cara de uma das citadas, não xinguem as autoras, xinguem os fãs, ou melhor não xinguem ninguém! Respeito e Educação são coisas que vem do berço!

AVISO 3: “Mas a fulana ficou de fora…” – Sim, claro que muitas vão ficar de fora! Infelizmente a vida é assim, não dá para juntar TODAS as Rockers do passado/presente/futuro numa lista só! As que aparecem são as que mais se destacaram, creio eu! (Ou eu ficaria o resto da vida catalogando nomes e mais nomes, masss…Minha preguiça e minha tendinite não deixam!)

Dado os recadinhos carinhosos, vamos para a parte 3 de “Rock Ladies – Mulheres que Agitaram a música”!!!

....................................................................................................



 

 

 

 

 

 

 

 

Janis Joplin (RIP)
A diva suprema do “Blues Rock” jamais será esquecida! Janis marcou a década de 1960 com sua voz rouca e poderosa, entoando canções cujos temas “dor” e “perda”, ela escolhia para suas músicas! Janis Lyn Joplin nasceu no Texas e cresceu ouvindo músicos de Blues e cantando no coro local! Quando concluiu a escola e foi para a universidade, ela começou a cantar Blues e Folk com os amigos! Infelizmente o consumo descontrolado de drogas e bebidas foi mais forte, o que causou sua morte por overdose em 1970! Seu período em atividade foi curto, mas o suficiente para ter o seu nome lembrado e citado por aqui!


DIZEM as línguas que quando Janis esteve causando por aqui no Brasil, em 1970, ela teve um breve romance com o Roqueiro Serguei, mas isso só Deus e o tal cara devem saber...

Ouça: “Mercedes-Benz” ah, qualé...classicão!, "Me and Bobby McGee", “Piece of my Heart” ah, qualé...classicão! 2, “Kozmic Blues”



 

 

 

 

 

 

 

 

Joni Mitchell

Cantora e poetisa canadense e de sensibilidade aguçada, Joni alcançou sucesso na década de 1970, fazendo música influenciada pelo Jazz e Folk Rock! Suas letras românticas estão entre as melhores do Rock né pouca coisa não, queridos! Joni desde criança já sabia que tinha talento para cantar e compor, mas antes de ser reconhecida como grande artista, Joni passou por uns apertos na vida! Sem grana e moradia, se casou com Chuck Mitchell, de quem herdou seu sobrenome, mas o relacionamento não durou muito! Após seu divórcio em 1967, Joni conheceu Elliot Roberts e David Crosby, ex-membros do The Byrds. Os dois a ajudaram a conseguir uma boa divulgação e contrato com gravadoras. Em 1970 Joni recebeu uma indicação ao Grammy como melhor artista Folk e ganhou! Atualmente quando não está se apresentando, dedica-se a pintura, um hobby que já lhe rendeu algumas exposições!

Ouça: “Carey”, "Chelsea Morning", "Woman of Heart and Mind", "Blue", "Woodstock"         



 

 

 

 

 

Juliette Lewis

Normalmente, quando uma atriz vira pra imprensa e fala que vai se dedicar a carreira de cantora, direta ou indiretamente pensamos “Lá vem merda!”, ou melhor ainda, quando uma celebridade diz que “canta-e-atua” ao mesmo tempo, podemos ser sinceros: Ou ela atua muito e deixa o canto a desejar, ou canta pra caralho e é uma baita canastrona, ou, em alguns casos que são mais comuns do que se imagina, ela não faz nem um e nem outro direito! Mas como toda regra tem lá a sua exceção, podemos dizer que ela se chama Juliette Lewis! Juliette, antes de descobrir seu lado Rock’n’Roll, atuou em dezenas de filmes, como “Cabo do Medo” (sendo indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante) e “Assassinos por Natureza” (também sendo indicada para o Oscar)! Em 2003 formou o grupo “Juliette and the Licks”, mas infelizmente a banda encerrou suas atividades em 2009 e “Julie” partiu pra outra, formando a banda “The New Romantiques”! E pelo visto essa “Rockstar-e-atriz” ainda tem muita lenha pra queimar...

Ouça: “Got Love to Kill”, “You’re speaking my language”, “Bullshit King”, “Death of a Whore”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Karen O

“Musa-anos-2000” do Indie Rock, Karen nasceu em 1978 na Coréia do Sul, filha de mãe Coreana e Pai Polonês! Quanto a infância...bem...poderiamos dizer que Karenzinha podia ser a filhinha dos sonhos de qualquer mãe que quer ter a vida tranquila, sem se preocupar com as travessuras que a pirralhada anda fazendo! “É quase embaraçoso como o quão bem comportada eu era na minha infância, talvez isso explique o fato de eu espirrar água em mim mesma quando adulta” (diz Karen, que também ficou conhecida pelas suas performances excêntricas no palco) Aliás, para vcs verem que Karen O. não é pouca coisa, até a Playboy já a quis na capa (mas ela recusou) e em 2006 foi nomeada como a “Rocker” mais quente pela revista Blender! Palminhas para ela!

Ouça: “Gold Lion”, “Heads Will roll”, “Phenomena”, “Maps”



 

 

 

 

 

 

Kim Deal e Kelley Deal

 Estas duas irmãs gêmeas (idênticas) foram introduzidas na música bem cedo! Aos 4 e 5 anos já cantavam algumas músicas e cresceram ouvindo AC/DC e Led Zeppelin! Aos 11 anos Kim aprendeu a tocar violão! Na escola, por incrível que pareça, elas não eram as “esquisitonas-que-gostavam-de-rock-e-passavam-despercebidas-da-multidão”, Kim chegou a ser uma Cheerleader (mas geralmente entrava em conflitos com as autoridades)! “Nós éramos garotas populares...tiravamos boas notas e praticávamos esportes”, diz Kelley, que antes de entrar para a música, trabalhou durante um tempo como programadora! Com o fim do Pixies, Kim pode se dedicar mais ao “The Breeders”, que até então era apenas um projeto paralelo e chamou a sua irmã Kelley para entrar na banda! O segundo álbum da banda, Last Splash, lançado em 1993 traria um hit “Cannonball” que atingiu primeiro lugar na parada da Billboard Rock Moderno! Atualmente, depois de muitas intrigas (Kelley teve problemas com drogas em 1995 e se afastou da banda) e projetos paralelos, a banda ainda continua fazendo shows!

Ouça: “Cannonball”, “Bang On”, “Son of Three”, “Saints”



 

 

 

 

 

 

 

 

Kim Gordon

Kim, conhecida por ser baixista, guitarrista e cantar no Sonic Youth, também é uma alma caridosa! Ajudou a produzir o álbum “Pretty on the Inside” do Hole e os clipes “Cannonball” e “Divine Hammer” do The Breeders! Kim se formou em arte no inicio da década de 1970, foi pra NY nos anos 80! Ainda em NY conheceu Thurston Moore (com quem se casaria em seguida) e Lee Ranaldo e juntos formaram o Sonic Youth – Um ícone do Rock alternativo/experimental! Uns anos mais tarde, lançaria sua grife de roupas a X-Girl, mas foi vendida em 1997 (Logo após ela faria uma parceria com a Calvin Klein, desenhando alguns modelos)! Em 2005 e 2006 lançou dois livros: Kim Gordon Chronicles Vol. 1 que era de fotos de Kim em vários momentos de sua vida e Kim Gordon Chronicles Vol. 2 mostrando seu trabalho artístico! Atualmente acaba de lançar o álbum "SYR 9: Simon Werner a Disparu", que foi feito para o filme homônimo!

Ouça: “Sugar Kane”, “Kool Thing”, “Nurse”, “Confusion”, “Daydream Nation”  



 

 

 

 

 

 

L7

Essa banda de garotas “que-fazem-carão-pra-foto” foi formada em 1985, quando Suzi Gardner conheceu Donita Sparks em LA! Em 1986, depois de muito ensaio a idéia da banda ficou mais séria quando Jennifer Finch se tornou baixista do recém formado L7! Em 1988 o primeiro álbum da banda é lançado, e com isso, entra a baterista Demetra Plakas, substituindo Roy Koutsky! Em 1991 lançam o álbum “Smell the Magic”, que definiu o som da banda: riffs pesados com uma boa pegada punk e letras contestadoras! Em 1992 lançam o “Bricks are Heavy” que contem o hit “Pretend We’re Dead” e que faz a banda estourar, vendendo milhares de copias no mundo todo! Os anos seguintes foram marcados por extensas turnês (inclusive aqui no Brasil), participações em festivais e mais 4 albuns! Dizem que a banda se desfez em 2000, embora nunca tenha sido confirmado!

Ouça: “Pretend We’re Dead”, “Shitlist”, “Wargasm”, “Shirley”, “Monster”, “Fuel my fire”



 

 

 

 

 

 

 

 

Lee Aaron

Nossa guerrilheira do Metal (A foto acima, onde ela ta toda trabalhada no estilo “Xena – A princesa guerreira forjada no calor da batalha” faz parte da capa do disco “Metal Queen” que ela lançou em 1984) Começou a cantar com 5 anos, foi descoberta aos 15 quando cantou em uma produção musical e no ensino médio entrou na sua primeira banda – chamada “Lee Aaron” que coisa não…! Sua estréia aconteceu em 1982 quando lançou o álbum “Lee Aaron Project” que foi lançado só no Canadá e na Inglaterra, mas atraiu a curiosidade da galera, o que fez com que ela aparecesse no “Reading Festival” daquele ano! Depois do lançamento do segundo álbum, o “Metal Queen”, Lee excursionou quase que sem parar (ate 1992)! Mas o sucesso so veio de fato quando lançou “Bodyrock” em 1989 que emplacou vários sucessos como “Watcha Do to My Body”! Atualmente, alem de ser mãe de dois filhos, se dedica mais ao Jazz e ao Blues!

Ouça: “Gotta Thing for You”, "Shake It Up", Hands On”, “Rock the Hard Way”, Metal Queen”, “Watcha Do to My Body”



 

 

 

 

 

 

Lita Ford

 Mais uma “Rock goddess” que saiu de uma banda, para ganhar o mundo! Lita também fazia parte do Runaways, junto com a outra diva-mor, Joan Jett! Mas como tudo o que é bom dura pouco, com o fim da banda, cada um foi para o seu canto! Enquanto Joan seguiu um estilo mais “Hard Rock/Rock’n’Roll”, Lita entrou de cabeça no farofice “Hard Rock/Glam Metal”! Teve grande popularidade na década de 1980, onde chegou a ser indicada para o Grammy como “melhor performance feminina de Rock” (1985)! Depois de se isolar por um tempão numa ilha do Caribe ter dado um tempo aos holofotes, Lita voltou com força total com seu ultimo album “Wicked Wonderland”! Dizem os boatos que ela vai estrear um Reality show chamado “The Gillettes” Ozzy Osbourne fazendo escola

Ouça: “Kiss me Deadly”, “Shot of Poison”, “If I close my eyes forever”, "Gotta Let Go", "Playin' With Fire", "Hungry"



 

 

 

 

 

 

Lorraine Lewis

A Carreira dessa “Fêmea Fatal” piadas infames again começou aos 11 anos, quando pegou o violão de sua mãe e aprendeu a tocá-lo sozinha! Então seu irmão dois anos mais velho, Rick Rael, decidiu montar uma banda e chamou-a para fazer os vocais, nascia a banda “Stained Glass”, que não durou muito tempo! Logo depois, Lorraine tocaria na banda “Babe Ruth” com o guitarrista Mazzi Rawd! Nesse meio tempo, havia uma banda chamada “Femme Fatale” e a vocalista na época era uma garota chamada Charisse, mas logo depois ela saiu fora, e Lorraine pegou a vaga de cantora! Em 1988 lançariam o primeiro álbum, “Femme Fatale” e atingiram um sucesso significativo, masss...como haviam bandas de Glam Metal para dar e vender na época, o grupo não tinha capacidade para competir com o restante da galerinha farofa que tava bombando na cena musical! Infelizmente a banda se desfez em 1990, mas Lorraine seguiu carreira solo lançando álbuns e flertando com o estilo Country, new age e outros gêneros do Rock!

Ouça: “Waiting for the big one”, “Falling in and out of love”

E por hoje é só, meus caros 38 leitores esperamos que seja mais! Não percam a quarta parte da nossa lista semana que vem, nesta mesma internet, neste mesmo blog, nesse mesmo PC!

E pra vc que tá mais perdido que Emo em Roda Punk bom, se fosse no sentido literal vc estaria ferrado! Aqui vão a primeira e a segunda partes:

Parte 1 , Parte 2

.........................................................................................................

Eis que o mestre dos magos Rock’n’Roll deixa a seguinte mensagem:

Comentem com sabedoria em vossas mentes e paz em vossos corações

Ou seja:

- Criticas CONSTRUTIVAS? Serão sempre bem vindas!

- Comentários mal educados/ofensivos serão DELETADOS! (Então, não queira perder seu tempo escrevendo alguma merda, pq será apagado!)

- Há uma diferença GIGANTESCA entre “Liberdade de Expressão” e “Falta de Educação”! Se vc não sabe qual é, então antes de escrever bobagem, vá pesquisar! Fikdik!

Posts Que Talvez Você Goste

8 comments

  1. Juliette Lewis arrebenta! Me amarro no som dela.
    Sempre com uns posts legais vcs ein! ;)

    Abraços!!!

    Purple

    ReplyDelete
  2. Ola Fernanda , é bom estar escrevendo aqui no seu blog.....o que falar desta terceira parte............nada *rs* vou falar da Janis Joplin , foi a minha primeira rock lady e quando a ouvi , pensei : caralho , a mulher é foda ! ( na época pensei : espero que venham outras e espero achar outras que tenham existido antes dela *rs* )......

    Só vou acrescentar duas musicas para Karen O : "Kiss Kiss" e "Zero"

    Da L7 veja o video delas cantando Cherry Bom junto com a Joan Jett

    Para as demais vc já disse tudo !

    Bjs

    ReplyDelete
  3. nanasparks4/1/12 21:03

    Janis Joplin é uma deeva mesmo, pena que se foi tão cedo...T_T

    Tô assistindo ao vídeo que vc me recomendou! Que foda!!!! Me arrepiei ao ver o L7 com a Joan no mesmo palco!!!!

    ReplyDelete
  4. É de arrepiar mesmo o video da L7 com a Joan Jett e esta que estará aqui no Lolapalooza hein !
    E as outras musicas que tenho citado para vc incluir , está concordando ou não ? Faça seus comentários tb !
    Bjs

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!