O rock também tem sotaque nordestino oxente!

12:33 AM

Por: Ingrid Natalie (@ingridnatalie)


No 2º semestre haverá muitos festivais musicais, mas eles não se remeterão somente as regiões sul e sudeste do Brasil não (aonde o genêro é mais predominante). O nordeste é conhecido por trazer o axé, frevo e o forró, mas promete também se tornar na terra do rock’n’roll além de nos presentear com as praias mais lindas desse planeta.


Não é de agora que o Nordeste nos traz boas surpresas dentro do rock nacional. Podemos começar por um dos pioneiros, nosso eterno Raul Seixas ou mais conhecido por Raulzito que nasceu em Salvador na Bahia e levou o rock até as últimas conseqüências. O inovador e sensacional Chico Science, nascido em Olinda no Pernambuco, que trouxe uma nova vertente pro rock, o manguebeat no início da década de 90, mas foi precocemente vitimado por um acidente de carro, apesar disso deixou um legado a banda Nação Zumbi.


 


 


Da nova safra surgiu O Surto (tem músicas muito boas apesar de não estarem na mídia atualmente) vindo de Fortaleza no Ceará mostrando que na “terrinha” também se faz hardcore e punk cheio de intensidade, estão na estrada desde 1994. Numa história mais recente podemos citar Pitty que trouxe de volta o conceito de vocal feminino para o rock nacional.



Quem tiver a oportunidade de ir para Natal (ok, puxei um pouco a sardinha pq sou paulistana, mas minha família é potiguar e Natal é linda mesmo) encontrará bastantes opções de casas roqueiras. Contando apenas com os lugares em que a proposta está explícita no nome, são meia-dúzia. Enumerando com as casas inauguradas este ano a quantidade triplica facilmente. Os recém chegados a essa lista são: Local Rock Bar que conta com dono roqueiro na veia; Rock Dog Café  com ambientação rock’n’roll; Prozac que toda terça-feira promove a confraria do vinil e aos sábados abre espaço para bandas de rock, jazz e blues; e pra finalizar Gringo’s Rock Bar contra-indicado para quem não tolera rock.


Além disso, Natal vai sediar 2 eventos bem interessantes agora neste semestre:


MADA


Um dos principais festivais de rock do Brasil caminhando já para sua 12ª edição. É realizado no mês de outubro, mesclando bandas independentes e consagradas.


www.festivalmada.com.br


CAOS NATAL


Festival de rock realizado em dezembro como alternativa para o público que quer distância do Carnatal. Só bandas “porreta”.


Não poderíamos deixar de dar dica de algumas bandas novas com muito potencial (todas vindas de Natal), aconselhadas pela revista Solto Na Cidade e digamos...bem arretadas!!!


AK-47: Da nova safra do rock potiguar, faz um som pesado. Venceu a seletiva radar indie do MADA (festival citado acima) e se prepara para excursionar pela Europa. Tem um EP gravado.



http://www.myspace.com/ak47rn


BUGS: Na estrada desde 2002, faz um som apoiado em guitarras sujas e lisérgicas, baixos rasgados e melodiosos, batidas pungentes e nervosas e vocais viscerais. Tem 2 bons discos gravados.


 


http://www.myspace.com/bugs4


THE AUTOMATICS: uma das bandas mais antigas e que mais tem discos lançados. Influenciada pelo rock britânico, alterna músicas rápidas e barulhentas com outras mais melodiosas.



http://www.myspace.com/theautomaticsnatal


Espero que tenham gostado das nossas dicas!

Posts Que Talvez Você Goste

2 comments

  1. meninavelha24/8/10 04:21

    Juro que deu vontade de presenciar mais a cena do rock nordestino, além de quebra mergulhar nas águas cristalinas das praias de lá!
    Quem sabe minha oportunidade não chega logo...

    ReplyDelete
  2. O Nordeste todo vem se fortalecendo. Praticamente todos os Estados estão com um mercado se estabilizando ou esstabilizado. Onde as bandas tocam no seu estado e fora dele também. Aqui na Paraíba o negócio tá ficando bom! ;D

    ReplyDelete

Não esqueça de deixar seu comentário! Ele é muito importante para nós!

Galeria FRS!